A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

Playfair de 4 grades

Dom

25

Jan

2009


16:10

(3 votos, média 3.00 de 5) 


As cifras de 4 grades são uma evolução lógica das cifras de 3 grades. É mais uma das cifras da família das Playfair. Nesta versão pode-se usar de 2 a 4 palavras-chave.

A origem desta cifra é desconhecida. Ela faz uma substituição de letras, tomadas duas a duas (bloco bigrâmico) do texto claro, de acordo com regras aplicadas a quatro grades de 5 por 5 que contêm os alfabetos cifrantes.

Preparando o texto claro

A preparação do texto claro é a mesma realizada para a Cifra Playfair: formar grupos de 2 letras, os blocos digrâmicos ou dígrafos. Exemplo:

Dois é bom, três é demais e quatro é uma loucura.

Troca-se as letras acentuadas e divide-se o texto claro em blocos de 2 letras:

DO IS EB OM TR ES ED EM AI SE QU AT RO EU MA LO UC UR AX

Como o último bloco tem apenas uma letra, completa-se o bigrama com um "null" - uma letra X ou Z, de acordo com o previamente convencionado.

Os cifrantes

Grade 1
abcde
fghij
klmno
pqrst
uvxyz
Grade 3
BRASI
LCDEF
GHJKM
NOPQT
UVXYZ
NUMAB
OCDEF
GHIJK
LPQRS
TVXYZ
Grade 2
abcde
fghij
klmno
pqrst
uvxyz
Grade 4

Os alfabetos cifrantes também ficam dispostos em grades de 5 por 5. Como o alfabeto latino possui 26 letras, é preciso eliminar uma das letras. O critério de eliminação é variado. Nos nossos exemplos eliminaremos o W, que será substituído por V.

Também, para facilitar a memorização dos cifrantes, usaremos palavras-chave. O restante das células é preenchido com as letras faltantes em ordem alfabética. Apenas duas palavras-chave serão utilizadas, BRASIL E NUMABOA. Esta é a forma tradicional das cifras de 4 grades, porém nada impede que se use até quatro palavras-chave, uma para cada grade. As grades sem palavra-chave contêm as letras em ordem alfabética.

A palavra-chave NUMABOA precisa ser reduzida para NUMABO para que o A não se repita.

A grande vantagem do uso de 4 grades é que apenas a regra do quadrilátero precisa ser aplicada - as três regras da cifra Playfair foram reduzidas para uma.

Usando o primeiro digrama do exemplo, fica fácil verificar que DO será substituído por IJ. IS será transformado em ER, EB em RB e assim sucessivamente.

Para decifrar a mensagem aplica-se o processo inverso. No nosso exemplo, a mensagem cifrada é a seguinte:

DO IS EB OM TR ES ED EM AI SE QU AT RO EU MA LO UC UR AX  <- texto claro

IJ ER RB JK PS SS SB AK SO TA NV IL TI BZ GM MH XN XL AT  <- texto cifrado

Confira a cifra

Mensagem clara
Palavra-chave 1
Palavra-chave 2
Grade 1




Grade 3













Grade 4





Grade 2

Mensagem cifrada
Вадим Логофет Сбербанкпроизводство чугунной посуды в россиилобановский депутатhdmi кабелькупить профнастилкошкина соняникас сайт

Informações adicionais