A linha do tempo de 1800 a 1850
Dom 21 Fev 2010 23:00 |
- Detalhes
- Categoria: História da Matemática
- Atualização: Segunda, 22 Fevereiro 2010 23:01
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 9727
Depois de muito tempo, resolvi dar continuidade aos artigos da História da Matemática. Veremos aqui personalidades e avanços no mundo da matemática na primeira metade do século XIX.
{faqslider tabs} :::: 1800 ::::- 1800 - Lacroix completa a publicação do seu livro de texto em três volumes Traité de Calcul differéntiel et intégral.
- 1801 - Gauss publica Disquisitiones Arithmeticae. Possui sete seções. As primeiras seis são dedicadas à teoria dos números e a última à construção de um 17-gon regular com régua e compassos.
- 1801 - O planeta menor Ceres é descoberto e depois perdido. Gauss calcula sua órbita a partir das exíguas observações feitas o que faz com que Ceres seja descoberto novamente muito próximo da posição predita por Gauss.
- 1801 - Gauss prova a conjectura de Fermat de que todo número pode ser escrito como a soma de três números trinagulares.
- 1803 - Lazare Carnot publica a Géométrie de position na qual magnitudes imaginadas são usadas sistematicamente na geometria pela primeira vez.
- 1804 - Bessel publica um artigo sobre a órbita do planeta Halley usando dados das observações de Harriot feitas 200 anos antes.
- 1806 - Argand introduz o diagrama de Argand como um meio de representar geometricamente números complexos num plano.
- 1806 - Legendre desenvolve o método de quadrados mínimos para achar a melhor aproximação de um conjunto de dados observados.
- 1807 - Fourier descobre seu método para representar funções contínuas pela soma de uma série de funções trigonométricas e usa o método no seu artigo On the Propagation of Heat in Solid Bodies (Sobre a propagação do calor em corpos sólidos) que ele submete à Academia de Paris.
- 1808 - Germain faz uma importante contribuição ao último teorema de Fermat. Esta é chamada de "teorema de Germain" porLegendre.
- 1809 - Poinsot descobre dois novos poliedros regulares.
- 1809 - Gauss descreve o método dos quadrados mínimos o qual ele usa para encontrar órbitas de corpos celestiais na Theoria motus corporum coelestium in sectionibus conicis Solem ambientium (Teoria do Movimento de Corpos Celestes).
- 1810 - Gergonne publica o primeiro volume do seu novo jornal de matemática Annales de mathématique pures et appliquées que ficou conhecido como Annales de Gergonne.
- 1811 - Poisson publica o Traité de mécanique (Tratado de Mecânica). Ele inclui o trabalho de Poisson sobre as aplicações da matemática em tópicos como a eletricidade, o magnetismo e a mecânica.
- 1812 - Laplace publica os dois volumes da Théorie Analytique des probabilités (Teoria Analítica das Probabilidades). O primeiro livro estuda funções geradoras e também aproximações de várias expressões que ocorrem na teoria da probabilidade. O segundo livro contém as definições de probabilidade de Laplace, a regra de Bayes e a expectativas matemática.
- 1814 - Argand dá uma bela prova (com algumas lacunas) da teorema fundamental da álgebra.
- 1814 - Barlow produz as Tabelas de Barlow as quais dão fatores, quadrados, cubos, raízes quadradas, logs recíprocos e hiperbólicos de todos os números de 1 a 10000.
- 1815 - Peter Roget (o autor do Roget's Thesaurus) inventa a régua de cálculo "log-log".
- 1815 - Pfaff publica um importante trabalho sobre o que hoje é chamado de "formas de Pfaff"
- 1816 - Peacock, Herschel e Babbage são os líderes da Sociedade Analítica em Cambridge, que publica uma tradução para o inglês do livro de texto de Lacroix, Traité de Calcul differéntiel et intégral.
- 1817 - Bessel descobre uma classe de funções integrais durante seu estudo de um problema de Kepler para determinar o movimento de três corpos sob gravitação mútua. Hoje estas funções são conhecidas como "Funções de Bessel".
- 1817 - Bolzano publica Rein analytischer Beweis (Prova analítica pura) que contém uma tentativa de cálculo livre a partir do conceito do infinitesimal. Ele define funções contínuas sem o uso de infinitesimais. O trabalho contém o teorema de Bolzano-Weierstrass.
- 1818 - Inspirado pelo trabalho de Laplace, Adrain publica Investigation of the figure of the Earth and of the gravity in different latitudes (Investigação da figura da Terra e da gravidade em diferentes latitudes).
- 1819 - Horner submite um trabalho à Real Sociedade mostrando o "Método Horner" para resolver equações algébricas. No mesmo ano este texto foi publicado no Philosophical Transactions da Real Sociedade.
- 1820 - Brianchon publica Recherches sur la determination d'une hyperbole equilatère, au moyen de quatres conditions données que contém uma declaração e a prova do teorema do círculo de nove pontos.
- 1821 - Navier dá as conhecidas "Equações Navier-Stokes" para um fluido incompressível.
- 1821 - Cauchy publica o Cours d'analyse (Curse de Análise), que formaliza pela primeira vez a análise matemática. Escrito para estudantes da Ecole Polytechnique, o curso se preocupava em desenvolver os teoremas básicos de cálculo da forma mais rigorosa possível.
- 1822 - Poncelet desenvolve os princípios da geometria projetiva no Traité des propriétés projectives des figures (Tratado das Propriedades Projetivas de Figuras). Este trabalho contém ideias fundamentais de geometria projetiva como razão-cruzada, perspectiva, involução e os pontos circulares no infinito.
- 1822 - O ensaio Fourier, vencedor de prêmio em 1811, é publicado como Théorie analytique de la chaleur (Teoria Analítica do Calor). Ele disponibiliza amplamente as técnicas da análise Fourier, que terão vastas aplicações na matemática e por toda a ciência.
- 1822 - Feuerbach publica suas descobertas sobre o círculo de nove pontos de um triângulo.
- 1823 - Babbage começa a construção de uma grande "máquina das diferenças" que é capaz de calcular logaritmos e funções trigonométricas. Ele usou a experiência que ganhou com a sua pequena "máquina das diferenças" construída entre 1819 e 1822.
- 1824 - Sadi Carnot publica Réflexions sur la puissance motrice du feu et sur les machines propres à développer cette puissance (Reflexões sobre a Força Motriz do Fogo e sobre Máquinas Apropriadas para Desenvolver esta Força). Este livro sobre máquinas a vapor será de fundamental importância na termodinâmica. O "Ciclo de Carnot", que é a base da segunda lei da termodinâmica, também aparece neste livro.
- 1824 - Abel prova que equações polinômicas de grau maior do que quatro não podem ser resolvidas por radicais. Ele financia a publicação do seu texto num panfleto de seis páginas.
- 1824 - Bessel desenvolve ainda mais as "Funções Bessel" enquanto estudava as perturbações planetárias.
- 1824 - Steiner desenvolve a geometria sintética. Ele publica a sua teoria sobre o assunto em 1832.
- 1825 - Gompertz nos dá a "Lei Gompertz de Mortalidade", a qual mostra que a taxa de mortalidade aumenta numa progressão geométrica de modo que, quando as taxas de morte são plotadas numa escala logarítmica, obtém-se um linha reta conhecida como "Função de Gompertz".
- 1826 - Ampère publica Memoir on the Mathematical Theory of Electrodynamic Phenomena, Uniquely Deduced from Experience. O texto contém uma derivação matemática da lei da força eletrodinâmica e descreve quatro experimentos. São a base da teoria eletromagnética.
- 1826 - Crelle inicia a publicação do seu Journal für die reine und angewandte Mathematik (Jornal da matemática pura e aplicada), que ficará conhecido como o Jornal de Crelle. O primeiro volume contém vários textos de Abel.
- 1826 - O trabalho de Poncelet sobre o polo e as linhas polares associadas com cones leva-o a descobrir o princípio da dualidade. Gergonne, que criou a palavra polar, descobre de forma independente o princípio da dualidade.
- 1827 - Jacobi escreve uma carta para Legendre detalhando suas descobertas sobre as funções elípticas. Abel, nesta mesma época, também estava trabalhando de forma independente nas funções elípticas.
- 1827 - Möbius publica Der barycentrische Calkul sobre a geometria analítica. O texto se trona um clássico e inclui muitos dos seus resutados obtidos com a geometria projetiva e afim. Ele introduz as coordenadas homogêneas e também discute as transformações geométricas, especialmente as transformações projetivas.
- 1827 - Feuerbach escreve um texto que, independetemente de Möbius, introduz as coordenadas homogêneas.
- 1828 - Gauss introduz a geometria diferencial e publica Disquisitiones generales circa superficies. Este texto é produto do seu interesse pela geodésia, mas contém ideias geométricas como a "Curvatura Gaussiana". O texto também inclui o famoso theorema egregium de Gauss.
- 1828 - Green publica o Essay on the Application of Mathematical Analysis to the Theory of Electricity and Magnets, no qual ele aplica matemática às propriedades de campos elétricos e magnéticos. Ele introduz o termo potencial, desenvolve propriedades da função potencial e as aplica à eletricidade e ao magnetismo. A fórmula que conecta integrais de superfície e volume, hoje conhecida como "Teorema de Green", aparece pela primeira vez neste trabalho, assim como a "Função de Green", que será ser extensivamente usada na solução de equações diferenciais parciais.
- 1828 - Abel inicia um estudo sobre as funções elípticas de duplo período.
- 1828 - Plücker publica Analytisch-geometrische que desenvolve a "Notação Plücker". Ele, independentemente de Möbius e Feuerbach, descobriu as coordenadas homogêneas um ano antes.
- 1829 - Galois envia seu primeiro trabalho sobre soluções algébricas de equações para a Academia de Ciências de Paris.
- 1829 - Lobachevsky desenvolve a geometria não-euclidiana, em particular a geometria hiperbólica, e seu primeiro texto sobre o tema é publicado no Kazan Messenger. Ao ser enviado para publicação para a Academia de Ciências de São Petersburgo, Ostrogradski rejeitou o texto.
- Ao redor de 1830 - Babbage criou suas tabelas estatísticas para uso em cálculos de seguros.
- 1830 - Poisson introduz a "Razão Poisson" na elasticidade, que envolve stress e tensão de materiais.
- 1830 - Peacock publica seu Treatise on Algebra (Tratado de Álgebra) que tenta dar à álgebra um tratamento lógico comparável aos Elementos de Euclides.
- 1831 - Möbius publica Über eine besondere Art von Umkehrung der Reihen, que introduz a "Função de Möbius" e a "Fórmula de inversão de Möbius".
- 1831 - Cauchy dá expansões de séries de potência de funções analíticas de uma variável complexa.
- 1832 - Steiner publica Systematische Entwicklungen ... (Desenvolvimento Sistemático da Dependência entre as Formas Geométricas) que baseia a geometria projetiva em considerações métricas.
- 1832 - O trabalho de János Bolyai sobre geometria não-euclideana é publicado como um apêndice no ensaio de Farkas Bolyai, seu pai.
- 1833 - Legendre aponta os equívocos nas 12 "provas" do postulado das paralelas.
- 1834 - Hamilton usa a álgebra para tratar a dinâmica em On a General Method in Dynamics. Este texto fornece a primeira declaração da função característica aplicada à dinâmica.
- 1835 - Quetelet publica Sur l'homme et le développement de ses facultés. Ele apresenta sua concepção de um "homem médio" como o valor central sobre o qual medidas de traços humanos são agrupados de acordo com a curva normal.
- 1835 - Coriolis publica Sur les équations du mouvement relatif des systèmes de corps. Ele introduz a "Força Coriolis" e mostra que as leis do movimento podem ser usadas num quadro de referência rotacional se uma força extra, chamada de "Aceleração Coriolis", for adicionada à equação de movimento. No mesmo ano, Coriolis publica um trabalho sobre a teoria matemática do bilhar.
- 1836 - Ostrogradski redescobre o teorema de Green.
- 1836 - Liouville funda um jornal de matemática, o Journal de Mathématiques Pures et Appliquées. Este jornal, algumas vezes chamado de Journal de Liouville, muito contribuíu para o avanço da matemática na França no século XIX.
- 1836 - Poncelet publica Cours de mécanique appliquée aux machines (Um Curso de Mecânica Aplicado à Máquinas). É a primeira proposta para usar a matemática em projetos de máquinas.
- 1837 - Poisson publica Recherches sur la probabilité des jugements (Pesquisas sobre as Probabilidades de Opiniões). Neste trabalho ele estabelece as regras da probabilidade, dá a "Lei de Poisson de números grandes" e descreve a "Distribuição Poisson" para uma variável randômica discreta que é um caso de limitação da distribuição binomial.
- 1837 - O Cambridge and Dublin Mathematical Journals começam a ser publicados.
- 1837 - Dirichlet dá uma definição geral de uma função.
- 1837 - Liouville discute equações integrais e dá a "Teoria Sturm-Liouville" que é usada para resolver tais equações.
- 1837 - Wantzel prova que os problemas clássicos de duplicar um cubo e de triseccionar um ângulo não podem ser resolvidos com régua e compasso.
- 1838 - Bessel mede a paralaxe da estrela 61 Cygni, a primeira estrela para a qual isto é calculado.
- 1838 - Cournot publica Recherches sur les principes mathématiques de la théorie des richesses , na qual ele discute a matemática financeira, em particular funções de demanda e de fornecimento.
- 1838 - De Morgan inventa o termo "indução matemática" e torna o método preciso.
- 1839 - Lamé prova o Último Teorema de Fermat para n = 7.
- 1840 - Cauchy publica o primeiro volume dos quatro do trabalho Exercises d'analyse et de physique mathematique.
- 1841 - Gauss publica um tratado sobre ótica no qual ela dá uma fórmula para calcular a posição e o tamanho da imagem formada por uma lente de um determinado comprimento focal.
- 1841 - Jacobi escreve um longo memorando De determinantibus functionalibus sobre a determinante hoje chamada de Jacobiana.
- 1841 - Quetelet estabelece o Buro Central de Estatística da Bélgica.
- 1842 - Hesse introduz a "Determiante Hessiana" num texto que investiga as curvas cúbicas e quadráticas.
- 1842 - Stokes inicia suas pesquisas sobre fluidos e publica On the steady motion of Incompressible fluids.
- 1843 - Cayley é a primeira pessoa a investigar a "geometria de n dimensões", que aparece no título do seu artigo deste ano. Ele usa determinantes como principal ferramenta.
- 1843 - Hamilton descobre os quaternions, que generalizam números complexos para quatro dimensões.
- 1843 - Liouville anuncia para a Academia de Ciências de Paris que achou resultados profundos no trabalho não publicado de Galois e promete publicar os textos de Galois juntamente com seus comentários.
- 1843 - Kummer inventa "números complexos ideais" no seu estudo sobre fatorização única. Isto leva ao desenvolvimento da teoria do anel.
- 1844 - Liouville encontra os primeiros números transcendentais - números que não podem ser expressos como raízes de uma equação algébrica com coeficientes racionais.
- 1844 - Grassmann publica Die lineale Ausdehnundslehre, ein neuer Zweig der Mathematik , texto no qual ele desenvolve a ideia de uma álgebra na qual os símbolos representando entidades geométricas como pontos, linhas e planos são manipulados usando regras específicas.
- 1845 - Cayley publica Theory of Linear Transformations, texto no qual ele examina a composição de transformações lineares.
- 1845 - Ao examinar grupos de permutação, Cauchy prova um teorema fundamental da teoria dos grupos que ficou conhecido como o "Teorema de Cauchy".
- 1846 - Liouville publica os textos de Galois que falam da solução de equações algébricas no Liouville's Journal.
- 1846 - Maxwell escreve seu primeiro texto aos 14 anos: On the description of oval curves, and those having a plurality of foci.
- 1847 - Boole publica The Mathematical Analysis of Logic, em cujo texto ele mostra que as regras da lógica podem ser tratadas matematicamente ao invés de através da metafísica. O trabalho de Boole estabelece os fundamentos da lógica computacional.
- 1847 - De Morgan propõe duas leis da teoria dos conjuntos que hoje em dia são conhecidas como as "Leis de Morgan".
- 1847 - Von Staudt publica Geometrie der Lage. É o primeiro trabalho que liberta completamente a geometria projetiva de qualquer base métrica.
- 1848 - Thomson (Lord Kelvin) propõe a escala da temperatura absoluta, hoje conhecida como escala Kelvin.
- 1849 - Hermite aplica a técnica de resíduos de Cauchy para funções periódicas.
- 1850 - Chebyshev publica On Primary Numbers onde ele prova novos resultados na teoria dos números primos. Ele prova que na conjectura de Bertrand que afirma que sempre há pelo menos um número primos entre n e 2n para n > 1.
- 1850 - No texto On a New Class of Theorems, Sylvester usa pela primeira vez o termo "matriz".
Fonte
School of Mathematics and Statistics, University of St. Andrews, Scotland