Euclides de Alexandria
Dom 22 Set 2002 22:00 |
- Detalhes
- Categoria: História da Matemática
- Atualização: Segunda, 13 Abril 2009 14:03
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 41093
Euclides foi um matemático grego que viveu aproximadamente de 330 a.C. a 270 a.C. Após ter efetuado seus estudos, provavelmente na Academia de Platão, em Atenas, Euclides tornou-se professor e estudioso da escola em Alexandria, conhecida como Museum. Enquanto esteve no Museum, escreveu seu trabalho de maior influência, os Elementos. Neste tratado, composto por treze livros, Euclides compilou e sistematizou muitos dos resultados matemáticos mais importantes conhecidos no seu tempo.
Começando com uma lista de definições, postulados e axiomas, ele provou uma proposição após a outra, baseando cada prova apenas nos resultados precedentes. Este método axiomático, como é conhecido hoje em dia, serviu de padrão para as argumentações científicas das gerações posteriores. Da mesma maneira, o conteúdo dos Elementos, que consiste de Geometria e da Teoria dos Números, continua fazendo parte do núcleo da matemática básica na atualidade. Ainda hoje, as geometrias que não satisfazem as cinco "noções comuns" de Euclides (atualmente denominadas axiomas ou postulados), são chamadas de geometrias não-euclidianas.
Conta o filósofo grego Proclus que, quando o governante egípcio Ptolomeu I perguntou se havia um caminho mais curto para estudar geometria, que não fosse os Elementos, Euclides respondeu ao faraó que "não existe um caminho majestoso para a geometria"
Sabe-se pouco sobre a vida de Euclides. Proclus escreveu em 350 d.C. que Euclides viveu durante o reinado de Ptolomeu I e que fundou a primeira escola de matemática em Alexandria, onde havia a biblioteca mais impressionante da Antiguidade, com cerca de 700.000 volumes.
Euclides escreveu outros livros versando sobre temas diversos, como ótica e seções cônicas. A maioria deles, porém, foi perdida.
Os Elementos
Euclides de Alexandria escreveu os Elementos, texto usado nas escolas por mais de 2.000 anos e que lhe rendeu o nome de "Pai da Geometria". É um padrão importante na organização lógica e na apresentação da matemática.
A associação dos Elementos com a geometria é tão frequente que, muitas vezes, se esquece três dos treze livros. Os volumes VII, VIII e IX tratam apenas da Teoria dos Números. Nestes livros, Euclides define os números primos, desenvolve várias propriedades da divisibilidade, apresenta seu algoritmo para encontrar o máximo divisor comum de dois inteiros, mostra como encontrar um número perfeito par de um número primo (hoje denominado de Mersenne), prova que existe um número infinito de números primos e define uma versão do teorema fundamental da aritmética.
Os Elementos de Euclides são os livros mais difundidos da história. Mais de mil edições foram impressas desde a primeira versão, impressa de 1482 e, mesmo antes desta data, foram o texto básico da matemática padrão do ocidente. A qualidade das definições e o desenvolvimento axiomático da aritmética evoluíram muito desde a época de Euclides, porém o valor fundamental dos textos euclidianos é difícil de ser superado.
Fontes
- Chris Caldwell
- Karen Hunger Parshall (link não existe mais)