A linha do tempo de 1 a 1000
Sab 16 Jul 2005 17:14 |
- Detalhes
- Categoria: História da Matemática
- Atualização: Segunda, 22 Fevereiro 2010 13:35
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 18849
Continuando com a linha do tempo da Matemática, aqui está o primeiro milênio da era cristã.
- ± 1 d.C. - O matemático chinês Liu Hsin usa frações decimais.
- ± 20 - Geminus vários textos sobre Astronomia e A Teoria da Matemática. Ele tenta provar o postulado das paralelas.
- ± 50 - O matemático chinês Sun-tzi apresenta o primeiro exemplo de uma equação indeterminada.
- ± 60 - Heron de Alexandria escreve Metrica (Mensurações). Contém fórmulas para calcular áreas e volumes.
- ± 90 - Os chineses inventam os quadrados mágicos.
- ± 90 - Nicomaco de Gerasa escreve Arithmetike eisagoge (Introdução à Aritmética), o primeiro trabalho que trata a Aritmética como um tópico separado da Geometria.
- ± 100 - O clássico texto matemático chinês Jiuzhang Suanshu (Nove Capítulos sobre a Arte da Matemática) começa a ser montado.
- ± 110 - Menelau de Alexandria escreve Sphaerica onde trata de triângulos esféricos e suas aplicações na Astronomia.
- ± 150 - Ptolomeu produz muitos resultados geométricos importantes aplicáveis à Astronomia. Sua versão da Astronomia será aceita como correta por mais de mil anos.
- ± 250 - A Civilização Maia da América Central usa um sistema numérico "quase" posicional de base 20.
- 250 - Diofanto de Alexandria escreve Arithmetica, um estudo sobre problemas da teoria dos números nos quais apenas números racionais são permitidos como solução.
- 263 - Usando um polígono regular com 192 lados, Liu Hui calcula o valor de pi como sendo 3.14159, cujos primeiros cinco dígitos estão corretos.
- 301 - Iamblico escreve sobre Astrologia e misticismo. Seu Vida de Pitágoras é um relato fascinante.
- 350 - Pappus de Alexandria escreve Synagoga (Coleções), um guia sobre a Geometria grega.
- 390 - Theon de Alexandria produz uma versão dos Elementos de Euclides (com alterações no texto e algumas adições). Praticamente todas as edições subsequentes são baseadas nesta.
- ± 400 - Hipácia escreve comentários sobre Diofanto e Apolônio. Filha de Theon de Alexandria, é a primeira mulher matemática e destaca-se pelo seu conhecimento excepcional. Torna-se mestre da Escola Neoplatônica de Alexandria.
- 450 - Proclus, um matemático e Neoplatonista, é um dos últimos filósofos da Academia de Platão em Atenas.
- ± 460 - Zu Chongzhi dá a aproximação 355/113 para pi, cujos primeiros seis dígitos estão corretos.
- 499 - Aryabhata I calcula pi como sendo 3.1416. Produz seu Aryabhatiya, um tratado sobre equações de segundo grau, o valor de pi e outros problemas científicos.
- ± 500 - Metrodorus compila a Antologia Grega composta por 46 problemas matemáticos.
- 510 - Eutócio de Ascalon escreve comentários a respeito do trabalho de Arquimedes.
- 510 - Boethius escreve textos sobre Geometria e Aritmética, amplamente usados por um longo período.
- 530 - Eutócio escreve comentários sobre o trabalho de Arquimedes e Apolônio.
- 532 - Antêmio de Tralles, um matemático notável, é o arquiteto para a Igreja de Hagia Sophia em Constantinopla.
- 534 - A Matemática chinesa é introduzida no Japão.
- 575 - Varahamihira produz Pancasiddhantika (Os Cinco Cânones Astronomicos). Faz importantes contribuições para a trigonometria.
- 594 - A notação decimal é usada para números na Índia. Este é o sistema no qual se baseia nossa notação atual.
- 628 - Brahmagupta escreve Brahmasphutasiddanta (A Abertura do Universo), um trabalho sobre astronomia. Na Matemática ele usa zero e números negativos, dá métodos para resolver equações de segundo grau, somar séries e calcular raízes quadradas.
- ± 700 - Matemáticos da Civilização Maia introduzem um símbolo para o zero no seu sistema numérico.
- 729 - Hsing introduz um novo calendário na China, corrigindo muitos erros dos calendários anteriores.
- 732 - Qutan Zhuan acusa Hsing de copiar um calendário indiano para produzir o seu. Entretanto, o calendário chinês de Hsing é muito mais preciso do que o indiano.
- ± 775 - Alcuin de York escreve textos elementares sobre Aritmética, Geometria e Astronomia.
- 790 - Os chineses começam a usar métodos de diferença finita.
- ± 810 - É constituída a Casa da Sabedoria em Bagdá. Lá, trabalhos matemáticos e astronômicos, gregos e indianos, são traduzidos para o Árabe.
- ± 810 - Al-Khwarizmi escreve importantes trabalhos sobre Aritmética, Álgebra, Geografia e Astronomia. Em particular, Hisab al-jabr w'al-muqabala (Cálculos Completivos e Balanceados) nos dá a palavra "álgebra", de "al-jabr". Do nome de al-Khwarizmi, em consequência do seu livro de Aritmética, vêm as palavras "algarismo" e "algoritmo".
- ± 850 - Thabit ibn Qurra faz importantes descobertas matemáticas como a extensão do conceito de número para números reais (positivos), cálculo integral, teoremas da trigonometria esférica, geometria analítica e geometria não-euclideana. Escreve o Livro sobre a determinação dos números amigáveis que contém métodos gerais para construir números amigáveis. Ele conhece o par de números amigáveis 17296, 18416.
- 850 - Mahavira escreve Ganita Sara Samgraha, constituído por nove capítulos que incluem todo o conhecimento matemático da Índia dos meados do nono século.
- 900 - Sridhara escreve o Trisatika (algumas vezes chamado de Patiganitasara) e o Patiganita. Nestes, ele soluciona equações do segundo grau, soma séries, estuda combinações e fornece métodos para encontrar as áreas de polígonos.
- ± 900 - Abu Kamil escreve seu Livro de Álgebra onde estuda aplicações da álgebra em problemas de geometria. Será o livro que servirá de base para os trabalhos de Fibonacci.
- 920 - Al-Battani escreve Kitab al-Zij, um extenso trabalho sobre Astronomia em 57 capítulos. Contém avanços na trigonometria.
- 950 - Gerbert de Aurillac (mais tarde Papa Silvestre II) reintroduz o ábaco na Europa. Ele usa numerais Indianos/Arábicos sem a presença de um zero.
- ± 960 - Al-Uqlidisi escreve Kitab al-fusul fi al-hisab al-Hindi, o livro mais antigo que chegou até nós e que mostra o sistema Hindu.
- ± 970 - Abu'l-Wafa inventa o quadrante para medidas precisas da declinação de estrelas no céu. Escreve livros importantes sobre Aritmética e construções geométricas. Introduz as funções tangentes e cria métodos melhorados para o cálculo de tabelas trigonométricas.
- 976 - O Codex Vigilanus é copiado na Espanha. Contém a primeira evidência dos números decimais na Europa.
- ± 990 - Al-Karaji escreve Al-Fakhri em Bagdá, desenvolvendo a álgebra. Contém o triângulo de Pascal.
- ± 1000 - Ibn al-Haytham (frequentemente chamado de Alhazen) escreve trabalhos sobre ótica, incluindo uma teoria sobre a luz e uma teoria sobre a visão, astronomia e matemática, incluindo geometria e teoria dos números. Apresenta o problema de Alhazen: dada uma fonte luminosa e um espelho esférico, encontre o ponto no espelho onde a luz será refletida no olho de um observador.
Fonte
School of Mathematics and Statistics, University of St. Andrews, Scotland