A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Babel dos Garranchos

Os hieroglifos

Sab

20

Ago

2005


00:14

(217 votos, média 4.07 de 5) 


Os egípcios da Antiguidade acreditavam que a escrita foi inventada pelo deus Thoth e a chamavam de mdw-ntr, que se lê medu netjer e significa palavras divinas. A palavra hieroglifo vem do Grego, onde hieros significa sagrado e glypho significa inscrição.

Um pouco de história

Os exemplos mais antigos de escrita egípcia datam de 3400 a.C. Os mais recentes são as inscrições feitas num pilar do portão de um templo em Philae no ano de 396. A escrita com hieroglifos era usada principalmente em textos formais inscritos em paredes de templos e de tumbas. Em alguns deles os hieroglifos são muito detalhados e coloridos, em outros encontram-se apenas os contornos. Para a escrita diária, usava-se o hierático, uma espécie de escrita hieroglífica simplificada.

Depois que o imperador romano Teodósio I, também conhecido como Flavius Theodosius, ordenou que todos os templos pagãos fossem fechados no século 4 depois de Cristo, o conhecimento desta escrita foi perdido. Muitos documentos e inscrições se transformaram em verdadeiros enigmas pelo total desconhecimento do significado dos glifos até que, no início do século 19, o francês Jean-François Champollion conseguiu decifrá-los e recuperar esta escrita.

Alguns estudiosos acreditam que este sistema seja anterior à escrita cuneiforme sumeriana. Se isto for verdade, então os hieroglifos podem ser considerados o sistema de escrita mais antigo que se conhece.

Os hieroglifos foram usados para escrever o Egípcio, uma língua afro-asiática, até ao redor do século 10.

Características dos hieroglifos

  • Sentido da escrita: o sentido da escrita, assim como a direção, variava muito. Os hieroglifos podiam ser desenhados em linhas horizontais, da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, ou em colunas verticais, de cima para baixo. É possível identificar o sentido da inscrição porque as pessoas e os animais sempre olham para o início da linha.
  • Arranjo dos hieroglifos: o arranjo dos desenhos, muitas vezes, obedecia mais um critério artístico do que um critério lógico.
  • miau
  • Número de símbolos: havia cerca de 700 hieroglifos diferentes no período clássico (2000 a 1650 a.C.). Já no período greco-romano (332 a.C. a 400), cerca de 5.000 hieroglifos estavam em uso.
  • Valores dos símbolos: os hieroglifos possuem tanto valores semânticos quanto fonéticos. Por exemplo, quando os antigos escribas queriam representar o miado de um gato, combinavam os hieroglifos do m, do i e do o com a figura do animal.

Os hieroglifos representando consoantes

Consoantes

Apesar das vogais mostradas na figura, estas eram articuladas de uma forma mais áspera e, na época, consideradas consoantes. Guarde bem na memória os nomes de algumas letras porque elas vão aparecer com frequência em outros sistemas de escrita.

  • O abutre egípcio era chamado de alef (aleph) e este também era o nome da letra A, articulada com uma parada glotal (como se fosse uma tossinha seca).
  • O pendão do junco em flor era chamado de yod (yodh).
  • O antebraço, ou simplesmente braço, era chamado de ayin.
  • O filhote de codorna, articulado como uo ou u (correspondente ao w no Inglês), era chama do waw.

A peneira, que simboliza a letra H, também pode ser uma placenta. A pronúncia desta letra é como se fosse kh, com o h aspirado - um som bastante gutural ou um h aspirado muito forte, como se estivéssemos limpando a garganta.

Determinativos

Determinativos são hieroglifos não fonéticos que dão informações extras sobre o significado das palavras, distinguem homófonos e servem como divisores de palavras.

Determinativos

hiero_det2

Os numerais

Podia-se formar qualquer número pela combinação dos glifos abaixo. Os de maior valor sempre precediam os de menor valor.

hiero_num

A escrita hieroglífica

Ptolomeu, um dos generais de Alexandre, o Grande, foi promovido a sátrapa do Egito após a morte de Alexandre em 323 a.C. Em 305 a.C., ele se autoproclamou Rei Ptolomeu I e os egípcios aceitaram os Ptolomeus como sucessores dos faraós do Egito independente. A família Ptolomeu regeu o Egito até a conquista romana em 30 a.C.

Ptolomeu
Ptolomeu (Ptolomys)
P
T
O L
M
Y S

A história da dinastia ptolomaica é muito confusa porque todos os governantes masculinos adotavam o nome Ptolomeu e porque muitos deles casaram com suas irmãs, que eram frequentemente chamadas de Cleópatra, Arsinoe ou Berenice. O membro mais famoso desta linhagem foi a última rainha ptolomaica, Cleópatra VII.

O nome Ptolomeu escrito com sinais uniliterais pode ser visto na figura ao lado. As letras representadas pelos hieroglifos estão logo abaixo da figura.

Os hieroglifos são representados por três tipos de caracteres: os fonéticos, representando letras; os logogramas, representando palavras; e os determinativos, que indicam a categoria semântica. Estes hieroglifos são conhecidos como hieroglifos monumentais.

À medida que a escrita evoluiu e se popularizou entre os egípcios, formas simplificadas de letras foram surgindo, o que resultou no hierático (sacerdotal) e no demótico (popular), escritas mais adequadas para serem usadas em papiros. Apesar destas inovações, os hieroglifos não foram abandonados. É o que mostram as inscrições na Pedra da Roseta, que contém hieroglifos e demótico.

Os hieroglifos continuaram a ser usados sob o domínio persa, depois da conquista do Egito por Alexandre e durante os períodos mecedônico e romano. Depois de tantas mudanças políticas, ao redor do século IV, havia cada vez menos usuários. Autores greco-romanos, tendo ouvido falar que os hieroglifos eram uma escrita sagrada, imaginavam que este sistema complexo, porém absolutamente racional, era uma alegoria ou um sistema mágico para transmitir conhecimentos místicos secretos. O "mito" estava criado e, ao invés de gerar interesse, acabou gerando ignorância e descaso. O uso dos hieroglifos monumentais acabou de vez com a ordem do imperador romano Teodósio I de fechar todos os templos não cristãos no ano de 391. Os hieroglifos cairam no esquecimento e seriam precisos muitos séculos para que esta escrita fosse resgatada por Champollion.

Escreva com hieroglifos

Se você gostou da explicação, então dê uma olhada no texto Escrevendo com hieroglifos. Lá você poderá escrever seu nome, o nome da sua cidade, o nome do seu namorado ou da sua namorada e o que mais quiser smile

Fontes e imagens
Вадим Логофет семьяпрофессиональная косметика купитьсайт отзывовалександр лобановскийsovetneg wobs mmgp mfxbroker

Informações adicionais