A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Babel dos Garranchos

O Copta

Sex

19

Ago

2005


03:54

(23 votos, média 4.13 de 5) 


O Copta foi o idioma da última fase do Egito Antigo. A palavra Copta derivou-se da palavra árabe 'Qibti' que, por sua vez, é a corruptela da palavra grega 'Aigyptioi', que significa Egito. O Copta sugiu na era cristã, foi a língua oficial da igreja egípcia, mas acabou perdendo terreno para o Árabe e, no final do século 17, estava em extinção. No século seguinte, porém, muitos estudiosos se dedicaram ao Copta, o que, mais tarde, foi de vital importância na decifração dos hieroglifos.


Um pouco de história

O Copta, um idioma semítico, é uma ponte que liga os coptas às suas raízes egípcias ancestrais. Ele possibilitou registros escritos contínuos da sua civilização de mais de 6.000 anos, a mais longa das ainda existentes - uma civilização que tem sido considerada, desde sempre, uma verdadeira maravilha de aquisições. Suas realizações abrangem quase todas as áreas das atividades humanas como a arte, a arquitetura, a medicina e, obviamente, suas notáveis técnicas de embalsamamento. Para poder relatar a grandeza desta linhagem, uma linguagem comum se faz necessária - e esta língua é o Copta. Ela incorpora a mesma língua egípcia dos tempos ancestrais, que era escrita com os hieroglifos pictóricos, o Hierático prático e os úteis caracteres demóticos.

O Copta era uma língua oficial no Egito até o século 13, quando foi substituído pelo Árabe. Está ligado aos cristãos egípcios e a figuras como São Marcos Evangelista, Santo Antônio, São Pacômio, São Macário, Santo Atanásio, São Teófilo, São Cirilo, todos escrevendo aos monges coptas usando o idioma Copta. Na atualidade, os cristãos coptas falam Árabe mas usam o Copta nas suas cerimônias religiosas.

O alfabeto copta

A forma padrão do alfabeto copta é a Sahidic. Consiste de 24 letras gregas e de 6 sinais "emprestados" do demótico em forma não hieroglífica, uma escrita do Egito antigo. Estes símbolos servem para os sons do Copta que não encontram correspondentes no Grego.

  NOME VALOR FONÉTICO   NOME VALOR FONÉTICO
Image Alpha a Image Pi p
Image Vita v (b) Image Ro r
Image Gama g Image Sima s
Image Delta d Image Tau t
Image Epsilon é Image Ypsilon y, u
Image Zita z Image Phi ph
Image Ita e Image Khi ks, kh
Image Tita t Image Psi ps
Image Iota i Image Omega o
Image Kappa k Image Sei sh
Image Laula l Image Fai f
Image Mi m Image Hori h
Image Ni n Image Djanja dj
Image Xi x Image Chima tsh
Image Omicron ó Image Ti ti

Os algarismos coptas

Algarismos coptas

Onde encontrar fontes de Copta para o computador

Fontes de referência
broker mfxстеклянная сковородалобановский александр досьелобановский александрмоноподыtranslate pdf document from arabic to englishооо полигон

Informações adicionais