Babel dos Garranchos
Origem dos Alfabetos
Qui 4 Jan 2007 10:21 |
- Detalhes
- Categoria: A escrita
- Atualização: Segunda, 16 Março 2009 00:01
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 39567
O surgimento da escrita, 4000 anos antes de Cristo, significou o advento de uma tecnologia fundamental para o desenvolvimento do ser humano na face da Terra. Ao preservar seus pensamentos, técnicas e emoções numa série de traços, o homem foi capaz de acumular e produzir conhecimentos que, mais tarde, dariam origem à filosofia, às ciências e às artes.
Civilizações
A região do Oriente Médio era (e continua sendo) uma área de alta tensão, com guerras intermináveis entre os povos da região. Se por um lado havia guerra e escravidão, por outro havia uma intensa troca de informações políticas e comerciais e a escrita tornou-se uma necessidade.
As mais antigas civilizações da região foram a SUMERIANA e depois a ACADIANA. A ESCRITA CUNEIFORME provavelmente foi inventada pelos sumérios, a partir da escrita pictográfica (por imagens). Escreviam em tabletes de argila - alguns foram encontrados na região de Uruk, escritos ao redor de 3000 a.C. Nesta época havia uma mistura de imagens e de caracteres cuneiformes até que, em 2500 a.C., o sistema de escrita sumeriano-acádico era composto apenas por caracteres cuneiformes. Apesar da simplificaçao, continuava muito complicado: o "alfabeto", uma mistura de caracteres e símbolos para letras, sílabas e outras peculiaridades, era composto por cerca de 600 símbolos.
Depois os amorreus tomaram conta da região e fundaram a Babilônia. Pilhada pelos hititas, Babilônia foi conquistada pelos cassitas em 1746 a.C. No século 16 a.C. apareceram os hurritas que, aliados aos egípcios, combateram os hititas. Um outro povo, os assírios, dominou a Babilônia a partir do séc. 12 a.C., enquanto os hebreus se instalavam na Palestina (séc. 10 a.C.). Os assírios, com Assurbanipal, continuaram sua expansão em detrimento de Israel e do Elam, mas, por sua vez, foram vencidos pelos medos, ajudados pelos babilônios, que fundaram o Império neobabilônico. Nabucodonosor II (séc. 6 a.C.) conquistou Jerusalém e levou os judeus para a Babilônia. O persa Ciro, porém, esmagou os medos e babilônios e fundou o Império persa arquimênida. Alexandre, o Grande, destruiu-o (330-323 a.C.) e helenizou a Ásia até o Indo.
Já o Oriente Próximo, também conhecido como Oriente Clássico, caracterizava-se pelo processo sucessório nos seus impérios e, por isso mesmo, por uma atividade e por uma troca cultural intensa.
- Anterior
- Próximo >>