A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

A cifra de Vigenère *

Qui

28

Set

2006


10:40

(54 votos, média 4.54 de 5) 


O francês Blaise de Vigenère (1523 - 1596) usou a criptografia como instrumento de trabalho durante anos. Com a idade de 39 anos resolveu abandonar a carreira diplomática e dedicar-se exclusivamente aos estudos.

Vigenère
Vigenère (1523-1596)

Em 1586 Vigenère publica seu livro de criptologia, o Traité des chiffres où secrètes manières d'escrire, no qual descreve detalhadamente sua cifra de substituição polialfabética com palavra-chave e apresenta uma tabela de alfabetos cifrantes que ficou conhecida como Carreiras de Vigenère.

O grande mérito do autor desta cifra foi o de aperfeiçoar um método que já tinha sido proposto por outros estudiosos, mas que precisava ser estruturado para oferecer a segurança necessária. Vigenère baseou-se em Alberti e Trithemius, como também em alguns contemporâneos, como Bellaso e Della Porta.

Características

  • A cifra de Vigenère pertence à classe de substituições com palavra-chave.
  • O tipo da substituição é polialfabética monogrâmica (ou monográfica) porque faz uso de vários alfabetos cifrantes (polialfabética) aplicados individualmente (monogrâmica) aos caracteres da mensagem clara.
  • O método faz uso de chaves, que podem ser palavras ou frases.
  • A segurança da cifra era alta para a época - hoje é considerada baixa. Foi somente em 1863 que o criptólogo alemão Kasiski descobriu como quebrar a cifra de Vigenère. O matemático inglês Charles Babbage já havia quebrado a cifra em 1854, fato que ficou desconhecido por muito tempo porque não publicou sua descoberta.

Carreiras de Vigenère

A tabela abaixo mostra as carreiras de Vigenère. O cabeçalho da tabela (a linha superior) é o alfabeto e a coluna lateral esquerda mostra o deslocamento dos caracteres. Na linha 0, entra o alfabeto com deslocamento 0; na linha 1 os caracteres são deslocados em uma posição (o alfabeto começa com a letra B); na linha 2 os caracteres são deslocados em duas posições e assim sucessivamente.

Para cifrar a primeira letra do texto claro com a primeira letra da chave, procura-se a letra do texto claro no cabeçalho e a letra da chave na coluna da esquerda. A letra encontrada na intersecção das duas referências será a substituta da letra do texto claro. Por exemplo, uma letra D do texto claro com a chave G será substituída pela letra J.

O processo de substituição manual é muito sujeito a erros porque a leitura é penosa e, depois de algum tempo, bastante fatigante. Trabalhar com réguas sobre a tabela de alfabetos cifrantes também acaba cansando. Devido a este fato, a partir de 1880, muitos criptólogos passaram a utilizar a chamada Régua de Saint-Cyr.

EXEMPLO DA CIFRA DE VIGENÈRE

Como exemplo, vamos cifrar TEMOS UM NOVO PRESIDENTE com a palavra-chave NUMABOA:

Texto Claro T E M O S U M N O V O P R E S I D E N T E
Chave N U M A B O A N U M A B O A N U M A B O A
Deslocamento 13 20 12 0 1 14 0 13 20 12 0 1 14 0 13 20 12 0 1 14 0
Cifrado G Y Y O T I M A I H O Q F E F C P E O H E

Para cifrar um texto, convenciona-se uma palavra-chave. No exemplo é NUMABOA. Neste caso, os alfabetos cifrantes N, U, M, A, B, O e A serão utilizados sucessivamente para cifrar a mensagem.

CONFIRA A CIFRA

CHAVE Image

Reiniciar Image Mensagem clara
Image Mensagem cifrada
Manter espaços
Eliminar espaços
Agrupar
Manter Números
Sinais Gráficos
Cifragem lenta
Cifragem rápida
Image Cifrar Mensagem
Limpar
Image Decifrar Mensagem
Limpar

O aplicativo só funciona se a Javascript estiver habilitada!
Para uma cifragem lenta, clique repetidamente em [Cifrar mensagem].
Referências

Le chiffre de Vigenère de Didier Müller.

Вадим Логофет банкирмагазин сковородоквакансии никас yeellafrench toметро студенческая харьков новостиtopodin отзывы

Informações adicionais