Criptografia Numaboa
A História e a Criptologia
Sex 17 Jun 2005 21:00 |
- Detalhes
- Categoria: História da Criptologia
- Atualização: Quinta, 03 Abril 2008 13:28
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 22453
A história da criptologia é um passeio no campo da criatividade humana. A criptologia foi usada por governantes e pelo povo, em épocas de guerra e em épocas de paz. Faz parte da história humana porque sempre houve fórmulas secretas, informações confidenciais e interesses os mais diversos que não deveriam cair no domínio público ou na mão de inimigos.
Desde quando existe a criptologia? Quais as pessoas famosas que gostavam de criptologia? Quais as pessoas que ficaram famosas com a criptologia? Quem usava criptologia?
Dê uma olhada na linha do tempo. Tem muita coisa interessante. Não se esqueça de que as guerras e a necessidade de manter ou conquistar novos territórios sempre foram "vitaminas" para a Criptologia. E guerra e disputa é o que nunca faltou na história da humanidade!
ÉPOCAS DA HISTÓRIA
É comum se dividir a História em fases, épocas e períodos seguindo os mais variados critérios. Um deles é dividir a História em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, porém esta é uma sistematização arbitrária.
Para Toynbee, é possível encontrar unidades mais simples dentro do vasto complexo de personalidades e fatos sociais que se sucedem sem solução de continuidade. São as sociedades e, num sentido mais amplo, as civilizações que ditam a História. Haveria 21 civilizações, distintas das culturas primitivas de curta duração, das quais ainda hoje cinco sobrevivem.
Já que o critério é arbitrário, vamos fazer o nosso: analisaremos o período antes de Cristo, depois com a Idade Média e finalmente com as histórias recente e atual.
ANTES DE CRISTO ou CRIPTOLOGIA NA ANTIGUIDADE
O período antes de Cristo até o ano de 476 é conhecido como ANTIGUIDADE ou IDADE ANTIGA. Abrange as civilizações dos assírios, egípcios, hebreus, hititas, persas e outros, que viveram nas vizinhanças do mar Mediterrâneo, com o modo de produção asiático. As culturas das antigas Grécia e Roma, às vezes chamadas de civilizações clássicas, são também consideradas parte da Antiguidade, com o modo de produção escravista.
Os antigos babilônios foram grandes matemáticos e se interessavam pela astronomia. Até hoje usamos seu método de divisão por 60 na contagem do tempo em segundos e minutos. Nosso calendário provém do que era usado pelos egípcios e que depois foi modificado pelos romanos. Ainda hoje as obras de cientistas gregos, como Euclides, Arquimedes e Aristóteles, são consultadas.
Ignora-se quando e quem inventou o primeiro alfabeto, mas é certo que veio de uma das culturas antigas. Os fenícios, ao que tudo indica, o teriam difundido pelo mundo mediterrâneo.
E daí? Já existia criptologia na Idade Antiga? Como ciência oficializada, a resposta é não. Como aplicação prática, sim!
IDADE MÉDIA ou CRIPTOLOGIA MEDIEVAL
Classicamente, a Idade Média vai de 476, data da queda do Império Romano, até 1453, data da queda de Constantinopla. Do início da idade média até Carlos Magno, que funda o Santo Império Romano, católico e feudal, há um longo período de transição.
A Idade Média é marcada pelas migrações e invasões bárbaras, a expansão do islamismo, a fundação do império de Carlos Magno, a organização feudal, a Cavalaria e as Ordens Militares, as Cruzadas, a organização da Igreja Católica e o prestígio temporal dos papas, heresias e Inquisição, a formação das monarquias feudais e o início das monarquias modernas do Ocidente, a luta entre o Império e o papado, a guerra dos Cem anos, a Magna Charta Libertatum, documento fundamental das liberdades modernas, o Cisma do Ocidente, a formação das monarquias da Europa Oriental, as invasões dos mongóis e a queda de Constantinopla, em 1453, que marca o seu fim.
Apesar das proibições (e até perseguições) no chamado período das trevas, a criptologia era uma necessidade, e o movimento renascentista, com início ao redor de 1300, trouxe grandes novidades.
CRIPTOLOGIA RECENTE
A história recente é a época das grandes invenções, dos descobrimentos marítimos, da Renascença. Fatos marcantes foram a centralização monárquica e o absolutismo, as guerras religiosas, a nova política econômica, o surgimento do Direito das gentes, o advento da ciência moderna, o classicismo literário e o desenvolvimento artístico, a formação das potências modernas e a expansão colonial.
Em 1789 ocorre a Revolução Francesa seguida pela era napoleônica, pela luta pelo Estado nacional e constitucional, pelas revoluções democráticas e pelo aparecimento da questão social e pelo imperialismo colonial. É a época das grandes invenções, principalmente relacionadas à comunicação: o telégrafo e o rádio mudam radicalmente o papel da criptologia.
A CRIPTOGRAFIA ATUAL
Em 1900 o desenvolvimento tecnológico continua e as duas Grandes Guerras aumentam exponencialmente a importância da criptologia. Seus efeitos são sentidos tanto na criptografia quanto na criptoanálise.
O computador tem um impacto ainda maior que os já causados pelo telégrafo e pelo rádio - a criptologia distancia-se dos conceitos tradicionais para entrar numa nova era.
LINKS DE HISTÓRIA DA CRIPTOLOGIA
Nos Links da Aldeia, quando o assunto é criptografia..., existem diversas referências sobre a história da criptologia. Vale a pena dar uma sapeada!