A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

A prisão de Gottfried von Bismarck-Schönhausen

Sab

6

Mar

2010


22:33

(3 votos, média 5.00 de 5) 


O conde Gottfried von Bismarck-Schönhausen, um oficial de alta patente na SS da Alemanha nazista, acaba sendo preso num campo de concentração sob a acusação de ter participado do atentado contra Hitler ocorrido em 20 de Julho de 1944.

Gottfried von Bismarck-Schönhausen, nascido em 29 de Março de 1901, foi o segundo filho de Herbert Fürst von Bismarck e neto do Chanceler de Ferro Otto von Bismarck. Era fazendeiro e membro do partido nazista (NSDAP), onde em 1933 exercia o cargo de líder distrital (Kreisleiter) para a ilha de Rügen. Em Março de 1933 ele se tornou membro do Parlamento Alemão (Reichstag). Em 1935 ocupou o cargo de presidente do conselho regional (Regierungspräsident) para Stettin e em 1938 ocupou a mesma posição em Potsdam. Como fazia parte do círculo de amigos do Reichsführer-SS Heinrich Himmler, subiu rapidamente na hierarquia da SS, passando de segundo tenente em 1935 para SS-Brigadeführer (uma espécie de General de Brigada) a partir de 30 de Janeiro de 1944.

Em 29 de Julho de 1944 ele foi preso e acusado, na Corte do Povo (Volksgerichthof), de ter participado ativamente na tentativa de assassinato de Hitler. Desde 1942 Graf von Bismarck-Schönhausen mantinha contato estreito com o SA-Obergruppenführer Wolf-Heinrich Graf von Helldorf, com o Coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg e com o General Friedrich Olbricht com o objetivo de acabar com a guerra e iniciar negociações com as forças aliadas. Dias antes do ataque ele se encontrou com Helldorf no quartel general na Bendlerstrasse em Berlim. Em 20 de Julho de 1944, o dia do atentado, ele se encontrou com Helldorf, com o Major Egbert Hayessen e com o Regierungsrat Hans Bernd Gisevius. Foi informado de que o objetivo da reunião eram os últimos preparativos para ocupar pontos chave e instalações em Berlim. Seu envolvimento na conspiração parece ter sido secundário apesar do contato direto com muitos dos principais envolvidos.

Com estes argumentos, o Chefe do RSHA, da Polícia de Segurança e do Serviço de Segurança, SS-Obergruppenführer Ernst Kaltenbrunner, decidiu expulsar von Bismarck-Schönhausen da SS. Em 29 de Agosto de 1944 perdeu seu cargo no Reichstag, em 1 de Setembro de 1944 foi rebaixado para homem comum da SS e depois sumariamente expulso. A ordem de expulsão continha o seguinte comentário de Heinrich Himmler:


"Sie sind erwiesenermaßen aktiv in den Attentatskomplex des 20. Juli 1944 verwickelt und haben dadurch Ihre Ehre verloren. Gez. H. Himmler."

"Foi provado que o senhor está envolvido ativamente no plano do atentado de 20 de Julho de 1944 e, por este motivo, perdeu sua honra. Assinado H. Himmler."


Mensagem cifradaEm 4 de Outubro de 1944, von Bismarck-Schönhausen foi absolvido das acusações feitas pela Corte do Povo nazista (Volksgerichthof), mas, mesmo assim, foi enviado para o campo de concentração de Sachsenhausen. Os dados históricos informam que ali permaneceu até a primavera de 1945. Entretanto, uma mensagem cifrada com a máquina Enigma contradiz esta informação oficial (veja ao lado - clique para ampliar). Ao que tudo indica, ele ficou detido no campo de concentração de Flossenburg até 11 de Dezembro de 1944, ocasião em que foi transferido para o campo de concetração de Fürstenberg.

A referência a Fürstenberg pode significar duas coisas: ou ele foi enviado para o complexo prisional especial do campo de concentração de Ravenbrück, situado nas imediações de Fürstenberg, ou ele foi levado para as celas da escola da polícia de segurança (Sicherheitspolizeischule) perto de Fürstenberg-Drögen. Os dois complexos prisionais eram usados pela "Sonderkommission Lange" - O Comitê Especial Lange - uma parte da "Sonderkommission 20. Juli 1944" que foi criada para investigar a tentativa de assassinato contra Hitler. A Sonderkommission Lange era chefiada pelo SS-Sturmbannführer e Kriminalrat Herbert Lange, que estava investigando os casos que envolviam o setor civil e casos especiais. Apesar da Sonderkommission Lange lidar principalmente com o setor civil, vários comandantes militares mais graduados, como o Almirante Wilhelm Canaris e o General Friedrich von Rabenau, foram presos e interrogados em Fürstenberg.

A mensagem e seu significado

       Funkstelle:          Abgang:               Funk-
Abs. Dienststelle: Tag: / /4 Spruch Nr.:
Zeit: 71

An: doe Eingang:
Tag: 9/ 4 / 45
vqh Zeit:2112

Kopf:  1907 - 248 -          HSD MCJ -

FUYDI DOKOK QZEON LTCLX
LHRHI VMSCJ KGUAA OCGXB
QTIMM XFCQV SJGVX UFPNS
EGXKE DIHDC VCAPQ GZAZD
PVAVP QYCGI JLTFM GKFTA
YFWYA VETOL RXFLF GKHTO
FBMGZ QBDRC FVQUL CYYBP
TNABA TPGQL YLSXE SNDXT
TPFER YYJKR DFEFQ JQRMZ
TPQBO EBUSN NDWWV FUJFQ
MZNCK TQXHP VDEDI VUYYL
OWAZS YQBWM HEDTI UAKNH
PFMTA VRE

A mensagem foi composta em 9 de Abril de 1945 às 19:07h e enviada do campo de concentração de Flossenburg às 21:12h. Como o número da mensagem está em azul, isto indica que ela foi enviada (e não recebida).

A chave para a máquina Enigma do campo de concentração (KL-Maschinenschlüssel) para o dia 9 de Abril de 1945 era a seguinte (mostrada em vermelho):

Chaves para: 09.04.1945
UKW : B
W/O : 231 (com rotação)
Stecker : AM, BF, CD, EK, HQ, IO, LV, NT, SY, WZ
Rotores : JEX

Chaves das mensagens:
Nro: Parte: 1º grupo: CY Indicador: Início: Fim:

W/O para 17:30 - 23:59: 312 / EXJ
70 QWRPW HSB JIB DZF DAO
71 FUYDI 130 HSD MCJ VQH WWL / DWL DAV
72 NMXMY 103 RQX ORR HOA ITD / OTD OZL

As mensagens dos campos de concentração usavam um grande número de abreviações. O 'X' era usado como fim da transmissão e como ponto em abreviações. Também era usado para indicar aspas em nomes de pessoas e lugares. O 'Q' era usado para para representar 'CH' e 'SZ' era usado para indicar o β, ambos muito comuns no Alemão.

Usando as configurações da Enigma indicadas acima, a mensagem decifrada revela o seguinte:

X M X B X AN X RSHA X PRAG X GEHEIM X BETR X
GRAF X GOTTFRIED X VON X BISMARCK X SCHOENHAUSEN
X BEZ X DORT X FS X NR X EINS EINS SIEBEN NULL
EINS X V X ZWO X VIER X VIER FUENF X
CYDE
OBENGENANNTER WURDE AM X EINS EINS X EINS ZWO X
VIER VIER X DURQ DEN X KRIM X SEK X VOGT X DES X
RSHA X NAQ X FUERSTENBERG X UEBERSTELLT X KOEGEL X

Completando as abreviações, os textos em Alemão e traduzido para o Português são:


Mit Bitte an RSHA Prag. Geheim.
Betreff: Graf Gottfried von Bismarck-Schönhausen.
Bezug: Dort Fernschreiben Nr. 117001 von 2.4.45.
Obengenannter wurde am 11.12.44 durch den
Kriminalsekretär Vogt des RSHA nach Fürstenberg
überstellt.
Kögel

Em atenção ao RHSA Praga. Secreto.
Assunto: Graf Gottfried von Bismarck-Schönhausen.
Em resposta: Mensagem Nr. 117001 de 2.4.45.
O acima citado foi transferido em 11.12.44 pelo
Kriminalsekretär Vogt do RSHA para Fürstenberg.
Kögel


O destino de Gottfried von Bismarck-Schönhausen

Diferentemente de muitos outros na sua posição, Graf von Bismarck-Schönhausen sobreviveu à guerra e à sua prisão nos campos de concentração. Mas sua sorte não durou muito. Em 14 de Setembro de 1949 ele morreu num acidente de carro em Verden, a nordeste da cidade de Bremen.

Fonte

Frode Weierud's CryptoCellar

казино azartplay отзывымакияж для сероголубых глазлобановский александр биографияноутбуки леновоблагоустройство прилегающейновости украиныtopodin

Informações adicionais