Criptografia Numaboa
Introdução à Criptografia NumaBoa
Ter 14 Jun 2005 21:00 |
- Detalhes
- Categoria: Assuntos Gerais
- Atualização: Terça, 20 Março 2012 17:23
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 25923
A escrita cifrada é uma "mania" muito antiga. Foi só o homem inventar o alfabeto e começar a escrever que logo surgiu a vontade de escrever textos secretos. Os métodos ou códigos utilizados para criar uma mensagem cifrada evoluíram lentamente. No início, havia poucas pessoas que sabiam escrever e pouca necessidade de esconder o conteúdo de qualquer mensagem mas, no momento em que a primeira mensagem foi cifrada, nasceu a criptografia
"Cripto" vem do grego kryptós e significa oculto, envolto, escondido. Também do grego, graphos significa escrever, logos significa estudo ou ciência e analysis significa decomposição. Daí, CRIPTOLOGIA é o estudo da escrita cifrada que se ocupa da CRIPTOGRAFIA, a escrita secreta, e da CRIPTOANÁLISE, a quebra do segredo.
Crianças e adultos gostam, adoram (e precisam) de segredos. A língua do pê (pêLem pêBra pêCo pêMo pêE pêRa pêLe pêGal? - tirando os pês fica Lem Bra Co Mo E Ra Le Gal?) é uma espécie de criptotografia falada, ou seja, som encriptado. É conhecida como criptolalia. A chave ou cifrante da língua do pê é falar "pê" antes de qualquer sílaba. A origem do baile de máscaras foi a necessidade de esconder a própria identidade (O carnaval de Veneza continua sendo o ponto alto) e, neste caso, a chave é a fantasia e a máscara.
A criptologia, como ciência, existe há apenas alguns decênios. Antes disso era considerada apenas e tão somente uma arte, até que, a partir da década de 1980, a International Association for Cryptologic Research (IACR), uma organização científica internacional, sacramentou e regulou esta ciência e até hoje mantém e coordena a pesquisa nesta área.
Hoje em dia a criptografia voltou a ser muito utilizada devido à evolução dos meios de comunicação, à facilidade de acesso a estes meios e ao imenso volume de mensagens enviadas. Telefone fixo e celular, fax, e-mail, etc são amplamente utilizados e nem sempre os usuários querem que o conteúdo seja público. Devido a isto, a criptografia evoluíu muito nos últimos tempos.
Para entender o que é feito hoje, o melhor é percorrer o caminho da evolução da criptografia. Se você não está pensando em se tornar um especialista no assunto, não tem problema. Esta abordagem é bastante divertida e agrada leigos e principiantes.
A criptografia é a ciência de escrever mensagens que ninguém deveria poder ler, exceto o remetente e o destinatário. A criptoanálise é a ciência de "quebrar" o método utilizado, decifrar e ler estas mensagens cifradas.
As palavras, caracteres ou letras da mensagem original inteligível constituem a Mensagem ou Texto Original, também chamado de Mensagem ou Texto Claro. As palavras, caracteres ou letras da mensagem cifrada são chamados de Texto Cifrado, Mensagem Cifrada ou Criptograma.
O processo de converter Texto Claro em Texto Cifrado é chamado de composição de cifra ou cifragem e o inverso é chamado de decifração. Curioso é que não existem no Português palavras como encifração, cifragem ou encriptação - existe apenas "compor cifras". Mesmo assim, no decorrer do texto, vou utilizar os termos encriptação/cifragem com o significado de compor cifras.
Na prática, qualquer mensagem cifrada é o resultado da aplicação de um SISTEMA GERAL (ou algoritmo criptográfico), que é invariável, associado a uma CHAVE ESPECÍFICA, que pode ser variável. É óbvio que tanto o remetente quanto o destinatário precisam conhecer o sistema e a chave.
Segurança da Informação
A criptologia se preocupa basicamente com a segurança de informações. A segurança da informação pode ser obtida várias formas, de acordo com a situação e as necessidades. Até recentemente, informações importantes eram escritas, autenticadas, armazenadas e transmitidas utilizando-se papel e tinta.
Com a chegada dos computadores, dos meios magnéticos de armazenamento e das telecomunicações, a possibilidade de se produzir milhares de documentos idênticos faz com que fique muito difícil (ou até mesmo impossível) distinguir as cópias do original. A identificação, validação e autorização de um documento eletrônico exigem técnicas especiais. A criptografia é uma delas.
Mas não pense que a era da criptografia romântica, em forma de arte, tenha acabado. Ainda é a alegria de muitos aficcionados criar ou decifrar criptogramas usando técnicas antigas, originais ou modificadas. É a chamada criptografia de lápis e papel.
Organograma
Você vai cansar de ver este organograma. Ele é repetido em pontos estratégicos para que possamos nos situar em cada assunto abordado.
A CRIPTOGRAFIA NUMABOA é uma das seções do site Aldeia NumaBoa. Como a quantidade de textos é muito grande, esta seção foi dividida em diversas categorias. Para facilitar a navegação, as categoria possuem o mesmo layout, porém com cores diferentes. Veja a seguir:
História da Criptologia
A HISTÓRIA da criptologia, além de relatar eventos que tenham tido importância no desenvolvimento da criptologia, aborda também diversos aspectos como as línguas e escritas da época, atividades, influências religiosas, interesses comerciais e políticos, objetos, uesos e costumes, enfim, qualquer coisa que tenha relação com o uso da criptologia.
As GUERRAS recebem um tratamento especial e estão numa categoria própria - a chamada Sala do Quebra-Pau. Isto porque sempre tiveram grande influência no desenvolvimento da criptologia devido ao uso intensivo da mesma nestes períodos conturbados. O interessante é conhecer o impulso que tanto a criptografia quanto a criptoanálise tenham recebido ou, até mesmo em muitos casos, conhecer as decisões baseadas em informações obtidas graças ao uso da criptologia e que acabaram mudando o desfecho de algumas guerras.
Na área da CRIPTOGRAFIA são abordados os sistemas de códigos, as cifras e a esteganografia. É esteganografia mesmo, não estenografia como se lê em alguns textos. Cada tópico, além dos textos explicativos, possui exemplos, exercícios e soluções. A maioria é altamente interativa.
Na área da CRIPTOANÁLISE você encontra os fundamentos da criptoanálise e os métodos mais comumente aplicados. Exemplos práticos de soluções e exercícios também compõem este bloco.
Não pense que a criptologia atual, científica e matemática, intimamente ligada aos computadores e à tecnologia de ponta, tenha tido uma origem independente. A criptologia é uma só e, da mesma forma que precisamos aprender o alfabeto para podermos ler e escrever, é preciso acompanhar a história da evolução da criptologia para podermos começar a entender a criptologia atual. A chamada CRIPTOLOGIA DE LÁPIS E PAPEL, onde a criptografia e a criptoanálise prescindem de equipamentos sofisticados, é excelente para ilustrar um pouco da sua história.
No bloco Lápis e Papel estão concentrados todos os exercícios referentes aos textos de criptografia e criptoanálise, além de algumas brincadeiras e "produções independentes", made in Aldeia...
Matemática
A sequência de apresentação dos temas leva em conta a complexidade da matéria e sua aplicação em criptologia. Não se deixe assustar - a Matemática é uma ferramenta fundamental!Na área da MATEMÁTICA você encontra desde conceitos muito básicos até funções e teoremas importantes, imprescindíveis para poder entender ou aplicar a chamada criptografia forte.
Máquinas
Desde os dispositivos mais simples, como discos e réguas, até as máquinas mais sofisticadas (para a época), como a famosa Enigma, as MÁQUINAS sempre foram auxiliares importantes da criptografia. Até que chegou o computador, que hoje domina soberano tanto na criptografia quanto na criptoanálise.
Informações
A BIBLIOTECA é o local onde você encontra as referências bibliográficas da Aldeia.
Os sites de diversos autores que serviram de pesquisa vários sites que complementam os temas aqui abordados são encontrados na categoria Criptografia dos LINKS.
O GLOSSÁRIO é o dicionário de criptologia, servindo como referência rápida para alguns dos termos que são comumente utilizados.
A Escrita
A ESCRITA é apenas para matar a curiosidade. Saiba quando se começou a escrever, com que meios e de que forma. Conheça um pouco da história de vários ALFABETOS (grego, copta, árabe, etc) e também algumas características da língua portuguesa.
Almanaque da Aldeia
O Almanaque é o playground da Aldeia. Se você gosta de enigmas, desafios, curiosidades e de uma turma divertida, faça uma visita.
Laboratórios
No Centro de Pesquisas da Aldeia existem vários laboratórios, alguns deles dedicados ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de algoritmos criptográficos. Não é coisa tão light, mas são textos inéditos altamente interessantes.