Criptografia Numaboa
Ave Maria de Trithemius
Ter 2 Jan 2007 22:56 |
- Detalhes
- Categoria: Esteganografia
- Atualização: Terça, 02 Janeiro 2007 23:01
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 21281
Ao redor de 1500, Johannes Trithemius, um abade beneditino, imagina um sistema esteganográfico muito astucioso, a chamada "Ave Maria".
Este sistema é composto por 14 alfabetos nos quais a cada letra corresponde uma palavra ou grupo de palavras. O resultado da encriptação acaba sendo um texto (mais ou menos) coerente, em Latim, como se fosse uma oração ou glorificação religiosa. Algumas palavras "inúteis" são adicionadas apenas para dar sentido ao texto. As "Ave Marias" são citadas pela primeira vez no primeiro livro de Trithemius, a Polygraphia.
Uma "Ave Maria"
Veja a seguir um dos alfabetos de Ave Maria (que traduzi para o Português):
- A: no céu
- B: para todo o sempre
- C: um mundo sem fim
- D: numa infinidade
- E: perpetuamente
- F: por toda a eternidade
- G: durável
- H: incessantemente
- I-J: irrevogavelmente
- K: eternamente
- L: na sua glória
- M: na sua luz
- N: no paraíso
- O: hoje
- P: na sua divindade
- Q: em Deus
- R: na sua felicidade
- S: no seu reino
- T: na sua majestade
- U-V-W: na sua beatitude
- X: na sua magnificência
- Y: ao trono
O inconveniente do sistema é o tempo necessário para a transposição de um texto de qualquer tamanho e o grande aumento do texto esteganografado resultante. Por outro lado, como a mensagem cifrada se apresenta como um conjunto normal de palavras, os eventuais decifradores, devido às numerosas equivalências, teriam que acumular uma massa enorme de material antes de encontrar as semelhanças necessárias para obter a chave.
Um exemplo
No paraíso e no céu, No céu e na sua glória, Numa infinidade perpetuamente, Irrevogavelmente no céu No paraíso e na sua beatitude, Na sua luz, no céu, para todo o sempre, Hoje no céu e na sua majestade, Perpetuamente na sua luz. Um mundo sem fim na sua felicidade, Irrevogavelmente, na sua divindade, Na sua majestade hoje e na sua glória, Hoje durável, irrevogavelmente, no céu!
Este adorável poema em forma de oração significa nada mais nada menos que: Na Aldeia NumaBoa tem Criptologia
Como vocês podem ver, o abade era realmente um gênio na dissimulação!