Criptografia Numaboa
Hardware de Encriptação
Ter 8 Nov 2005 03:59 |
- Detalhes
- Categoria: Dispositivos de Cifragem
- Atualização: Terça, 08 Novembro 2005 04:26
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 9453
Hardware de encriptação é um peça de hardware criada especificamente para manipular processos criptográficos. Pode ser um chip especial colocado na placa mãe, um disco rígido especial ou uma placa acessória.
Alguns dispositivos apenas aceleram os processos de cifragem, independentemente do método utilizado. Chips dedicados gerenciam e atendem unicamente os processos criptográficos liberando a CPU desta tarefa, o que representa um ganho significativo na performance de encriptações e decifragens. Estes chips geralmente são otimizados para alguns tipos específicos de chaves mas, ainda assim, são muito rápidos mesmo que uma chave não seja do tipo otimizado. Um HD com dispositivo de encriptação faz a cifragem/decifração automaticamente toda vez que houver escrita/leitura de dados neste disco. Normalmente este tipo de dispositivo não permite escolher a chave ou o comprimento de chave. Existem também placas especiais de encriptação, projetadas especialmente para certos tipos/comprimentos de chave. Costumam ser utilizadas em tarefas específicas, como a encriptação SSL, e são incrivelmente rápidas. Para o usuário comum, o chip na placa mãe geralmente é a melhor escolha (muitas placas mãe VIA já vêm com um chip deste tipo).
A segurança oferecida por qualquer sistema de encriptação depende unicamente da sua chave. As placas aceleradoras e os HDs geralmente são fornecidos com chaves e comprimentos de chave bastante seguros. O inconveniente destes sistemas, além de serem mais caros, é que não se pode fazer upgrades. Se a chave ou o comprimento de chave deixarem de fornecer a segurança desejada, os dispositivos precisam ser trocados. Já o chip onboard aceita qualquer chave que você fornecer. Com as chaves otimizadas, o processamento é mais rápido e, com as não otimizadas, apenas um pouco mais demorado.