Criptografia Numaboa
5. Avaliação de Sistemas Secretos
Ter 27 Nov 2007 21:21 |
- Detalhes
- Categoria: Papers
- Atualização: Terça, 03 Junho 2008 15:59
- Autor: Shannon
- Acessos: 7858
Teoria da Comunicação de Sistemas Secretos
C. E. Shannon
Parte 1 - Estrutura Matemática de Sistemas Secretos
5. Avaliação de Sistemas Secretos
Existem numerosos critérios que deveriam ser aplicados para estimar o valor de um sistema secreto proposto. Os mais importantes deles são:
5.1 QUANTIDADE DE SEGREDO
Existem alguns sistemas que são perfeitos - o inimigo não está em melhor posição depois de interceptar qualquer quantidade de material do que estava antes. Outros sistemas, apesar de lhe fornecerem alguma informação, não possuem uma "solução" única para os criptogramas interceptados. Entre os sistemas de solução única, existe uma grande variação no volume de trabalho necessário para obter a solução e no volume de material que precisa ser interceptado para transformar a solução em única.
5.2 TAMANHO DA CHAVE
A chave precisa ser transmitida através de meios não interceptáveis dos pontos transmissores para os receptores. Algumas vezes precisa ser memorizada. Por isto é desejável possuir uma chave menor possível.
5.3 COMPLEXIDADE DAS OPERAÇÕES DE CIFRAGEM E DECIFRAÇÃO
A cifragem e a decifração, obviamente, deveriam ser as mais simples possíveis. Se forem feitas manualmente, a complexidade ocasiona perda de tempo, erros, etc. Se forem efetuadas mecanicamente, a complexidade exige máquinas grandes e caras.
5.4 PROPAGAÇÃO DE ERROS
Em certos tipos de cifras, um erro de uma letra na cifragem ou na transmissão ocasiona um grande número de erros no texto decifrado. Os erros são disseminados pela operação de decifração, causando a perda de muita informação e a necessidade frequente da repetição do criptograma. É natural que seja desejável minimizar esta expansão de erros.
5.5 EXPANSÃO DA MENSAGEM
Em alguns tipos de sistemas secretos o tamanho da mensagem é aumentado pelo processo de cifragem. Este efeito indesejado pode ser visto em sistemas onde se tenta diluir as características estatísticas da mensagem pela adição de muitos nulos ou onde múltiplas substituições são utilizadas. Isto também ocorre em muitos tipos de sistemas de "dissimulação" (os quais, usualmente, não são sistemas secretos de acordo com a nossa definição).
Tradução vovó Vicki