A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

Classificação de Algoritmos Esteganográficos

Sab

26

Dez

2009


09:50

(7 votos, média 5.00 de 5) 


Avó coruja pra mim é pleonasmo. Desconheço a avó que não fica encantada com os próprios netos, cheia de "corujice". Tenho seis e nem preciso dizer que são umas gracinhas (eles detestam quando falo deles assim); também tenho uma porção de netos adotados, que chamo de netos postiços da web. É um pessoal jovem que costuma trocar emails comigo e me chama carinhosamente de vó. Sei que também não vão gostar se eu disser que são umas gracinhas, mas isto não importa - eles são, e pronto. O fato é que gosto deles pra caramba e admiro a força, a determinação e o gás que este pessoal jovem tem.

Tenho um neto virtual que acaba de se formar como Tecnólogo em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Seu trabalho de conclusão de curso, sob a orientação do Prof. Dr. Silvio do Lago Pereira, teve como tema a esteganografia. Li, reli e gostei. Sugiro que você também leia esta monografia que conta a história, detalha as técnicas e classifica com maestria os algoritmos esteganográficos.

Transcrevo o resumo do trabalho:


Esteganografia pode ser definida como a ciência que estuda as formas de se esconder uma mensagem dentro de uma comunicação, ocultando a sua existência. Historicamente a esteganografia evoluiu em simultaneidade com a criptografia, ciência que se dedica a estudar formas de embaralhar o significado de uma mensagem, tornando-a de difícil entendimento a qualquer pessoa que não deva saber do conteúdo original. Ambas as ciências se complementam e seu uso conjunto enriquece a segurança da comunicação. Nos dias atuais, a segurança da informação é um tema amplamente discutido e de grande relevância para a tecnologia da informação. Questões como a confidencialidade, integridade e autenticidade de uma mensagem, assim como a privacidade de uma comunicação são pontos que trazem preocupação para o cada vez crescente número de usuários da internet, que trocam milhões de mensagens a cada dia, sejam pessoais ou comerciais, que sua interceptação e divulgação poderiam comprometer grandes organizações e marcas mundialmente prestigiadas. Em vista disto, neste trabalho, estudamos diversas técnicas de esteganografia, bem como sua evolução através da história, e propomos uma forma de classificá-las em subcategorias que reúnem técnicas cujas características básicas são similares. A partir desta classificação, pudemos evidenciar aspectos positivos e negativos de cada técnica e, aplicando o conceito de esteganografia em camadas, mostramos como o uso simultâneo de diversas técnicas de esteganografia pode fortalecer a segurança de um processo de comunicação.


Boa leitura!

Nichols, obrigada por autorizar a publicação. Parabéns e um abraço da vóvovo Vicki

Вадим Логофет семьякупить посуду недорого москвахарьков никас официальный сайтбюджетные ноутбукиspanish language translationлобановский александр компроматхарьков лобановский

Informações adicionais