Semáforos de bandeiras
Sab 7 Abr 2007 18:49 |
- Detalhes
- Categoria: Códigos abertos
- Atualização: Segunda, 20 Abril 2009 21:45
- Autor: vovó Vicki
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Bandeiras e flâmulas são sinalizadores ideais para transmitir mensagens curtas. Há muito tempo são usadas na comunicação naval e, mais recentemente, em várias modalidades de competição automobilística. Conheça um pouco da história destes códigos especiais.
Semáforos navais
A necessidade de comunicação entre embarcações existia desde a Antiguidade, mas foi somente em 1738 que o capitão francês Mahe de la Bourdonnais criou o primeiro código numérico de bandeiras. Dez bandeiras de cores diferentes correspondiam aos algarismos de 0 a 9 que, usadas em séries de três, podiam representar os números de 0 a 999. Para cada número havia uma palavra ou frase correspondente e este código permitia a comunicação à distância entre navios.
Em 1790, Lord Richard Howe, da Real Marinha Britânica, propôs o The Howe Code que podia ser transmitido através de 10 bandeiras coloridas, 6 flâmulas especiais para caracteres de controle e um dicionário de 260 referências numéricas, ampliadas para 340 em 1799.
Em 1803, o almirante Sir Home Popham publicou seu Telegraphic Signals or Marine Vocabulary. No seu repertório havia cerca de 3.000 sinais numéricos aos quais correspondiam palavras, expressões e até frases inteiras. De 1803 a 1812, Popham aumentou o número de bandeiras e expandiu o vocabulário do sistema para cerca de 30.000 palavras através da combinação de 3, às vezes 4, bandeiras diferentes.
Em 1805, o almirante Horatio Nelson transmitiu a mensagem "England expects that every man will do his duty" (A Grã Bretanha espera que cada homem cumpra seu dever) antes da famosa Batalha de Trafalgar. As primeiras palavras foram sinalizadas de acordo com o repertório de Popham, mas "duty" (dever) parece ter um padrão próprio só conhecido pelos britânicos.
A imagem abaixo mostra as bandeiras usadas pelos sistemas de Lord Richard Howe e de Sir Home Popham (a bandeira de número 4 está invertida, mas está correta). As bandeiras numéricas de Popham correspondem às letras A a K (I e J são consideradas iguais) e as letras restantes são representadas por duas bandeiras. A imagem também mostra o sistema de Marryat, o precursor do sistema internacional atual.
Em 1817 o capitão Frederick Marryat criou o primeiro código internacional. Seu Code of Signals for the Merchant Service, um repertório que serviu de padrão para marinheiros do mundo todo até 1870, possuía 9.000 combinações diferentes de bandeiras para designar palavras precisas.
Em 1870 foi publicado o International Code of Signals, conhecido até hoje com o mesmo nome. Depois de algumas modificações, a partir de primeiro de janeiro de 1934 foi adotado como Código Internacional.
Além do Código Internacional de Sinais, existe um semáforo de duas bandeiras operado por um sinalizador. Foi utilizado principalmente pela Marinha dos EUA no século passado, mas seu curto alcance fez com que gradativamente entrasse em desuso. Hoje em dia seu uso está limitado a certos tipos de comunicação do tipo administrativo ou técnico entre embarcações ao largo ou ancoradas no cais.
As bandeiras da Fórmula 1
Para que os fiscais de pista possam se comunicar com os pilotos da Fórmula 1 existem várias bandeiras:
A bandeira quadriculada (branco/preto) é uma das mais conhecidas. Significa que a corrida acabou e é mostrada a cada um dos pilotos quando eles cruzam a linha de chegada. | |
A bandeira vermelha significa que a corrida foi paralisada, geralmente porque um carro acidentado ocupa uma posição perigosa na pista ou porque, devido a algum outro motivo (por exemplo, uma nevasca ou chuva intensa), não é possível continuar com segurança a corrida. | |
A bandeira amarela significa perigo a frente e que, por isso, as ultrapassagens estão proibidas. Uma bandeirada apenas significa que o piloto deve diminuir a velocidade; duas é um sinal de que o piloto deve se preparar para parar, se for necessário. | |
A bandeira azul é usada no decorrer da corrida para mostrar a um carro mais lento quando ele está sendo seguido por um carro mais rápido, que está tentando ultrapassá-lo. O carro mais lento deve permitir que o mais rápido o ultrapasse depois de ver a bandeira por três voltas consecutivas ou pode ser penalizado. | |
A bandeira preta é mostrada junto com o número de um carro. Significa que o piloto do carro em questão deve se dirigir assim que possível para os boxes, geralmente porque ele desrespeitou alguma regra e foi desclassificado. | |
A bandeira vermelha e amarela indica que a pista está escorregadia. Trata-se de uma advertência para os pilotos no caso de haver água ou óleo na pista. | |
A bandeira verde informa que o perigo (indicado anteriormente por outra bandeira) deixou de existir e os pilotos podem voltar a dirigir normalmente. | |
A bandeira preta e laranja é mostrada junto com o número de um carro. Significa que o carro em questão tem um problema mecânico e deve seguir para os boxes assim que possível. | |
A bandeira preta e branca diagonal é mostrada junto com o número de um carro. Significa que o piloto em questão está sendo advertido por conduta antiesportiva. Uma bandeira preta pode ser mostrada logo a seguir para o mesmo piloto, se ele não mudar sua conduta. | |
A bandeira branca adverte os pilotos da existência de um veículo mais lento na pista, provavelmente um guincho, uma ambulância ou o safety car. |
Referências
Admiral Lord Nelson and his Navy