Criptografia Numaboa
A fórmula SATOR
Sex 2 Set 2005 01:52 |
- Detalhes
- Categoria: Cifras de Transposição
- Atualização: Segunda, 13 Abril 2009 19:41
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 26318
A fórmula Sator ou quadrado latino é um exemplo intrigante de uma cifra de transposição. Ela é constituída por uma série de palavras de 5 letras colocadas num quadrado, encontrada nas paredes de residências romanas em Pompéia e Cirencester.
No quadrado se lê 'rotas opera tenet arepo sator' o que, numa tradução livre, significa 'ele, o que guia o arado, planta a semente'. Meu amigo Délcio, em Janeiro de 2005, contou que viu o quadrado latino pela primeira vez no colégio onde estudou (o São Joaquim de Lorena - SP) e que os padres salesianos traduziam literalmente os dizeres como "o semeador Arepo segura com cuidado o arado". Observe que o quadrado é absolutamente simétrico - pode ser lido da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo e de baixo para cima.
Mais surpresas
Acontece que estas inocentes palavras simétricas escondem uma mensagem muito mais importante, a qual pode ser encontrada através da transposição das suas letras.
Imagina-se que o Quadrado Latino era colocado nas casas que ofereciam refúgio aos cristãos, os quais eram as únicas pessoas que sabiam como transpor as letras para obter o real significado do quadrado. Estranhamente, alguns historiadores pensam que o Quadrado Latino é mais antigo do que a Igreja Católica.
Entre 1924 e 1927, três eruditos descobriram, independentemente, que as letras podiam ser rearranjadas em forma de cruz (Chr. Frank, Deutsche Gaue 25 (1924), 76; F. Grosser, "Ein neuer Versuch zur Deutung der Sator-Formel", Z.N.W. 24 (1926), 165ff.; S. Agrell, "Runornas talmystik och dess antika förebild", Skrifter utgivna av Vetenskaps-Societen i Lund 6(1927), 31f.).
Observe o que acontece quando as letras são rearranjadas e ocupam novas posições:
- Pater noster, que significa Pai Nosso, é repetido duas vezes.
- Os Pater noster estão dispostos em forma de cruz, que tem significado cristão.
- Além disso, aparecem as letras A e O, originadas das letras gregas alfa e ômega e que significam o começo (alfa) e o fim (ômega). Também isto tem um significado cristão.
Outros significados
Mas não é só de Pater noster que vive a fórmula Sator. Vários outros "significados" foram encontrados.
Os do lado do bem:
- Oro te, pater, oro te, pater, sanas
- O pater, ores, pro aetate nostra
- Ora, operare, ostenta te, pastor
- Retro Satana, toto opere asper
Os do lado do mal:
- Satan oro te, pro arte a te spero
- Satan, ter oro te, opera praesto
- Satan, oro te, reparato opes
Referências Históricas - Portugal
O Sítio de Conímbriga, que teria sido habitado desde o Neolítico, tem presença humana segura no Calcolítico e na Idade do Bronze, épocas originárias dos testemunhos mais antigos que até nós chegaram. É certo que os Celtas aqui estiveram: os topónimos terminados em "briga" são testemunho claro dessa presença. Conímbriga era portanto um castro quando os Romanos em 138 a.C. aqui chegaram e se apoderaram do oppidum. (Texto retirado do folheto informativo das Ruínas de Conímbriga - Câmara Municipal de Condeixa.)
Muitos sugerem que Conímbriga tinha origem num castro de origem celta da tribo dos Conii. O que se sabe ao certo, é que Conímbriga foi ocupada pelos romanos nas campanhas de Décimo Junio Bruto, em 139 a.C.. No reinado do imperador César Augusto (século I), a cidade sofre importantes obras de urbanização, tendo sido construídas as termas públicas e o Forum. Nos finais do século IV, e com o declínio do Império Romano, é construída uma cintura muralhada de defesa urbana, com cerca de 1500m de extensão, possivelmente para substituir e reforçar a muralha antiga, do tempo de Augusto. A maneira um tanto rústica como está construida denota uma certa urgência na sua construção, evidenciando um clima de tensão e de eminentes ataques, por parte dos povos bárbaros. Em 468 os Suevos assaltam a cidade e destroem parte da muralha. A partir de então, Conímbriga começa a desertificar, acabando por perder o seu estatuto de sede episcopal para Aeminium (Coimbra), que possuia melhores condições de defesa e sobrevivência. Os habitantes que ficaram, fundaram Condeixa-a-Velha, mais a norte. (texto da Wikipedia)
Mas, o que tudo isto tem a ver com a fórmula Sator? O correspondente especial do site Aldeia Numaboa em Portugal, Rogério Marques, foi visitar o Museu Monográfico de Conímbriga e nos enviou algumas fotos.
A explicação do Museu Monográfico de Conímbriga para a peça com a inscrição Sator: "O pensamento de inspiração estóica que lemos em Cícero - Sator "omnia" continet (i.é, o cosmos é o princípio de todas as coisas) - deve estar na origem deste jogo verbal que os Romanos certamente aprendiam na escola e que chegou às províncias mais distantes - Síria, Bretânia, Lusitânia - pela mão de oleiros e soldados.
Durante muito tempo foi erradamente considerado como símbolo cristão.
Disse o nosso correspondente: "Posso lhe assegurar que estas ruínas são consideradas actualmente uma das sete maravilhas de Portugal, se bem que a cidade em si, próxima de Coimbra (Aeminium) cerca de 17 Km perdeu para esta todo o seu poderio e importância com o avançar da história. Coimbra tem uma das mais antigas Universidades da Europa, datada de 1290".
Mais referências históricas
Em 1902, Bartl, diretor de escola da cidade de Übersee am Chiemsee, resolveu ir à igreja de São Pedro na topo da montanha Westerbuchberg. Não era a primeira vez que visitava a pequena capela, originalmente românica, decorada com afrescos românicos e góticos. Havia um quadro de Anna Selbdritt, emoldurado com arabescos singulares, os quais queria copiar. Ao fazer o desenho, acabou desvendando um segredo: as áreas brancas do ornamento se revelaram como letras góticas minúsculas, com a seguinte inscrição:
Uma brincadeira do pintor da igreja ou ele usou apenas um molde antigo? Uma mensagem para os iniciados na abóbada da capela? Perguntas e mais perguntas. O fato é que, até os dias atuais, a fórmula Sator conserva sua aura de enigma e segredo.
Muitas simpatias e rezas da medicina popular são finalizadas com estas palavras, seja para "curar" doenças de humanos ou de animais. Acreditava-se até que esta fórmula fosse infalível em casos de incêndio. Só era preciso pegar um pratinho de estanho, escrever rapidamente a fórmula dos dois lados e jogá-lo no fogo. Ainda no ano de 1742 existia em Sachsen, na Alemanha, uma ordem para manter tais pratinhos em estoque (nas casa e nos edifícios públicos) afim de se defender de incêndios.
É claro que, nestes casos, a fórmula é usada como o abracadabra dos mágicos, ou seja, como fórmula mágica. Na verdade, encontra-se a fórmula Sator na chamada magia branca da Idade Média. Ao contrário da magia negra, associada ao demônio e ao mal, a magia branca chamava Cristo para ajudar e era utilizada para curas ou para espantar o mal. Pelo menos, esta era a opinião da época. Na maioria das vezes, esta arte era nos exercida nos conventos, principalmente pelos frades menos estudados. É daí que se originam receitas mágicas que ainda são usadas hoje em dia. Mas não é aqui que termina a história da fórmula Sator.
Um amuleto da Ásia Menor, datado do século V, contém estas mesmas palavras. O verso deste amuleto de bronze é enfeitado com peixes, o que faz supor uma simbologia cristã. Neste caso, a fórmula parece ter sido utilizada como oração.
A fórmula Sator também é encontrada voltando-se ainda mais no tempo. Nas escavações feitas em Pompéia, que sabidamente foi coberta pelas cinzas de uma erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C., Matteo della Corte encontrou esta fórmula peculiar rabiscada numa coluna. Será que a inscrição foi feita pelos primeiros cristãos antes da catástrofe ou será que se origina de cristãos do século III, os quais saqueavam tesouros das casas soterradas? São novas perguntas que continuam sem respota.
Quanto à mensagem, estas palavras não têm um significado claro, mesmo para quem domina o Latim. As palavras arepo e rotas são o maior problema. No entanto, analisando-as com mais cuidado, percebe-se que arepo é apenas o contrário de opera e que rotas é o contrário de sator. Então, na realidade, existem apenas três palavras: sator opera tenet.
Com isto, a coisa fica um pouco mais fácil. Seu significado, numa tradução livre, pode ser:
Para finalizar
Vale a pena citar uma outra interpretação que há algum tempo circula na Califórnia, EUA, como "proteção" para os motoristas. Lá, o palíndromo SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS é apresentado como:
onde P.O. é per orem. Em inglês significa "It's enough to pray verbally; it holds the works and the wheels together" e, em Português, "é suficiente rezar em voz alta; isto mantém o motor e as rodas funcionando". É moooole???
Só mais uma coisa: se você tropeçou em palíndromo... aqui vai uma explicação. Palíndromo é uma frase (ou palavra) que, lida da esquerda para a direita ou da direita para o esquerda, tem o mesmo sentido. Está junto com palindromia, que significa recaída de uma doença.
Fonte
- Fred Fabin - Bauernmedizin - Fürtreffliche Hülffen aus Klosterapotheke, Volksglauben und Sympathiezauber. © 1991 Rosenheimer Verlagshaus. ISBN 3-475-52702-2.
- Museu Monográfico de Conímbriga
Texto publicado pela primeira vez na Aldeia em 23 de Outubro de 2002.