A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Criptografia Numaboa

O Bastão de Licurgo *

Qua

4

Set

2002


00:00

(39 votos, média 4.31 de 5) 


A cifra de transposição mais antiga é a do bastão de Licurgo ou scytalae, um bastão de madeira ao redor do qual se enrolava firmemente uma tira de couro ou pergaminho, longa e estreita. Escrevia-se a mensagem no sentido do comprimento do bastão e depois a tira era desenrolada, contendo a mensagem cifrada.

Alguns autores põem em dúvida o uso efetivo do scytalae pelos espartanos. Mais adiante está um trecho de Plutarco, citando o bastão. Você decide: o scytale realmente existiu ou é produto da fantasia?

Características

  • Origem: Usada pelos gregos de Esparta em 475 a.C. (?)
  • Classe: Transposição
  • Segurança: Baixíssima
  • Uso: Apenas interesse histórico por ser o primeiro "dispositivo mecânico" de criptografia.
  • Criptoanálise: Uma simples criptoanálise estatística baseada na frequência de ocorrência das letras da língua é suficiente para decifrar o texto.

O Bastão de Licurgo

Scytalae

Uma forma de transposição que utiliza o primeiro dispositivo criptográfico militar conhecido, o Bastão de Licurgo ou scytalae espartano teve sua origem no séc. V a.C. Consiste num bastão no qual era enrolada uma tira de couro ou pergaminho, como mostrado na figura ao lado. O remetente escrevia a mensagem na direção do comprimento do bastão e depois desenrolava a tira. Esta tira continha, então, uma sequência de letras sem sentido. O mensageiro podia usar a tira como cinto, com as letras voltadas para dentro. O destinatário, quando recebia o "cinto", enrolava-o num bastão cujo diâmetro era igual ao do bastão usado pelo remetente. Desta forma, podia ler a mensagem.

Um pouco de história

Plutarco
Plutarco
(50 a 125)

Plutarco, ensaísta e biógrafo grego, nasceu em Queronéia, na Beócia, por volta do ano 50. Escreveu Vidas Paralelas, também conhecida como Vidas de Homens Ilustres, uma galeria de personalidades gregas e romanas. O texto, em Grego e traduzido para o Inglês, pode ser encontrado na web em Plutarch, Lives (ed. Bernadotte Perrin) - Lysander 19.5

Falando de Lisandro de Esparta, escreve Plutarco:

"... e quando [os éforas] acharam Tórax, um dos amigos e camarada general de Lisandro, de posse de dinheiro, condenaram-no à morte e enviaram um rolo de mensagem para Lisandro, ordenando seu retorno. O rolo de mensagem tem a seguinte característica. Quando os éforas enviam um almirante ou um general para uma missão, eles fazem duas peças de madeira, com exatamente o mesmo comprimento e diâmetro, de modo que cada uma corresponda à outra em suas dimensões. Ficam com uma das peças e dão a outra ao seu enviado. Eles denominam estas peças de madeira de "scytalae". Depois, sempre que quiserem enviar alguma mensagem secreta e importante, fazem um rolo de pergaminho, longo e estreito, como se fosse uma tira de couro, e a enrolam ao redor do "scytalae", não deixando nenhum espaço vazio, mas sim cobrindo toda a superfície com o pergaminho. Após fazer isto, eles escrevem o que querem sobre o pergaminho, enquanto ainda está enrolado ao redor do "scytalae"; e, quando eles escreveram sua mensagem, eles retiram o pergaminho e o enviam, sem a peça de madeira, para o comandante. Ele, quando o tiver recebido, não pode entender o significado, - uma vez que as letras não têm conexão, mas estão desarranjadas, - a não ser que ele pegue seu "scytalae" e enrole ao seu redor a tira de pergaminho de modo que, quando seu curso espiralado for restaurado perfeitamente, e o que segue é ligado ao que precede, ele lê ao redor do bastão e, desse modo, descobre a continuidade da mensagem. E o pergaminho, assim como o bastão, é chamado de "scytalae", assim como a coisa medida possui o mesmo nome da medida."

Confira a Cifra

A ferramenta abaixo está escrita em JavaScript. Para que funcione corretamente, a JavaScript precisa estar habilitada! Indique o diâmetro do bastão, coloque a mensagem clara no campo "Mensagem clara" e clique em [Cifrar mensagem]. Para decifrar, coloque o criptograma no campo "Mensagem cifrada" e clique em [Decifrar mensagem].

Diâmetro (1-20) Image

Reiniciar Image Mensagem clara
Image Mensagem cifrada
Manter espaços
Eliminar espaços
Cifragem lenta
Cifragem rápida
Image Cifrar Mensagem
Limpar
Image Decifrar Mensagem
Limpar

Exercícios

Se você quiser reforçar seus conhecimentos, faça os Exercícios com o Bastão de Licurgo.

Fontes e autoria
  • Perseus, sobre Plutarco
  • JavaScript: vovo vovó Vicki
Логофет Вадимбелая сковороданикас сайт харьков игрыкриминальные новостипродвижение сайта раскрутка первые местаполигон отзывы

Informações adicionais