Criptografia Numaboa
O Bastão de Licurgo *
Qua 4 Set 2002 00:00 |
- Detalhes
- Categoria: Cifras de Transposição
- Atualização: Segunda, 13 Abril 2009 14:10
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 25157
A cifra de transposição mais antiga é a do bastão de Licurgo ou scytalae, um bastão de madeira ao redor do qual se enrolava firmemente uma tira de couro ou pergaminho, longa e estreita. Escrevia-se a mensagem no sentido do comprimento do bastão e depois a tira era desenrolada, contendo a mensagem cifrada.
Alguns autores põem em dúvida o uso efetivo do scytalae pelos espartanos. Mais adiante está um trecho de Plutarco, citando o bastão. Você decide: o scytale realmente existiu ou é produto da fantasia?
Características
- Origem: Usada pelos gregos de Esparta em 475 a.C. (?)
- Classe: Transposição
- Segurança: Baixíssima
- Uso: Apenas interesse histórico por ser o primeiro "dispositivo mecânico" de criptografia.
- Criptoanálise: Uma simples criptoanálise estatística baseada na frequência de ocorrência das letras da língua é suficiente para decifrar o texto.
O Bastão de Licurgo
Uma forma de transposição que utiliza o primeiro dispositivo criptográfico militar conhecido, o Bastão de Licurgo ou scytalae espartano teve sua origem no séc. V a.C. Consiste num bastão no qual era enrolada uma tira de couro ou pergaminho, como mostrado na figura ao lado. O remetente escrevia a mensagem na direção do comprimento do bastão e depois desenrolava a tira. Esta tira continha, então, uma sequência de letras sem sentido. O mensageiro podia usar a tira como cinto, com as letras voltadas para dentro. O destinatário, quando recebia o "cinto", enrolava-o num bastão cujo diâmetro era igual ao do bastão usado pelo remetente. Desta forma, podia ler a mensagem.
Um pouco de história
Plutarco, ensaísta e biógrafo grego, nasceu em Queronéia, na Beócia, por volta do ano 50. Escreveu Vidas Paralelas, também conhecida como Vidas de Homens Ilustres, uma galeria de personalidades gregas e romanas. O texto, em Grego e traduzido para o Inglês, pode ser encontrado na web em Plutarch, Lives (ed. Bernadotte Perrin) - Lysander 19.5
Falando de Lisandro de Esparta, escreve Plutarco:
"... e quando [os éforas] acharam Tórax, um dos amigos e camarada general de Lisandro, de posse de dinheiro, condenaram-no à morte e enviaram um rolo de mensagem para Lisandro, ordenando seu retorno. O rolo de mensagem tem a seguinte característica. Quando os éforas enviam um almirante ou um general para uma missão, eles fazem duas peças de madeira, com exatamente o mesmo comprimento e diâmetro, de modo que cada uma corresponda à outra em suas dimensões. Ficam com uma das peças e dão a outra ao seu enviado. Eles denominam estas peças de madeira de "scytalae". Depois, sempre que quiserem enviar alguma mensagem secreta e importante, fazem um rolo de pergaminho, longo e estreito, como se fosse uma tira de couro, e a enrolam ao redor do "scytalae", não deixando nenhum espaço vazio, mas sim cobrindo toda a superfície com o pergaminho. Após fazer isto, eles escrevem o que querem sobre o pergaminho, enquanto ainda está enrolado ao redor do "scytalae"; e, quando eles escreveram sua mensagem, eles retiram o pergaminho e o enviam, sem a peça de madeira, para o comandante. Ele, quando o tiver recebido, não pode entender o significado, - uma vez que as letras não têm conexão, mas estão desarranjadas, - a não ser que ele pegue seu "scytalae" e enrole ao seu redor a tira de pergaminho de modo que, quando seu curso espiralado for restaurado perfeitamente, e o que segue é ligado ao que precede, ele lê ao redor do bastão e, desse modo, descobre a continuidade da mensagem. E o pergaminho, assim como o bastão, é chamado de "scytalae", assim como a coisa medida possui o mesmo nome da medida."
Confira a Cifra
A ferramenta abaixo está escrita em JavaScript. Para que funcione corretamente, a JavaScript precisa estar habilitada! Indique o diâmetro do bastão, coloque a mensagem clara no campo "Mensagem clara" e clique em [Cifrar mensagem]. Para decifrar, coloque o criptograma no campo "Mensagem cifrada" e clique em [Decifrar mensagem].
Exercícios
Se você quiser reforçar seus conhecimentos, faça os Exercícios com o Bastão de Licurgo.
Fontes e autoria
- Perseus, sobre Plutarco
- JavaScript: vovó Vicki