A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

8. Sistemas semelhantes

Qua

28

Nov

2007


09:34

(0 votos, média de 5) 


Teoria da Comunicação de Sistemas Secretos

C. E. Shannon

Parte 1 - Estrutura Matemática de Sistemas Secretos

8. Sistemas semelhantes

Dois sistemas secretos R e S serão considerados semelhantes se existir uma transformação A que tenha um inverso A-1 de modo que

R = AS

Isto significa que cifrar com R é o mesmo que cifrar com S e depois atuar no resultado com a transformação A. Se escrevemos R~S para indicar que R é semelhante a S, então fica claro que R~S implica em S~R. R~S e S~T também implica que R~T e, finalmente, que R~R. Isto pode ser resumido dizendo que a semelhança é uma relação de equivalência.

A importância criptográfica da semelhança é que, se R~S, então R e S são equivalentes sob o ponto de vista criptoanalítico. Na verdade, se um criptoanalista interceptar um criptograma do sistema S, ele pode transformá-lo em um do sistema R simplesmente aplicando a transformação A. Um criptograma do sistema R é transformado para um do S aplicando-se A-1. Se R e S forem aplicados ao mesmo idioma ou espaço de mensagem, então há uma correspondência de um-para-um entre os criptogramas resultantes. Criptogramas correspondentes dão a mesma distribuição de probabilidades a posteriori para todas as mensagens.

Se alguém tiver um método para quebrar o sistema R, então qualquer sistema S semelhante a R pode ser quebrado reduzindo-o a R através da aplicação da operação A. Este é um dispositivo frequentemente usado na criptoanálise prática.

Como exemplo trivial, uma substituição simples onde os substitutos não são letras, mas símbolos arbitrários, é semelhante à substituição simples que usa letras como substitutos. Um segundo exemplo são as cifras de César e César reverso. A última, algumas vezes, é quebrada depois de transformada no tipo César. Isto pode ser feito revertendo o alfabeto no criptograma. As Vigenère, Beaufort e Variação da Beaufort são todas semelhantes quando a chave for randômica. A cifra de "auto-chave" (onde a mensagem é usada como "chave") preparada com a chave K1 K2 ... Kd é semelhante a um tipo Vigenère com a chave adicionada e subtraída Mod 26 em alternância. A transformação A, neste caso, é a "decifração" da auto-chave com uma série d de A's para a chave preparatória.




Tradução vovó Vicki vovo

Вадим Логофет Sberbankкастрюля керамикалобановский класссупермаркет лобановскийwobs.uaчто можно приготовить с помощью блендера рецептыотзывы полигон

Informações adicionais