A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

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Explicando o enigma P&S

Sab

9

Abr

2005


04:51

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O enigma P&S, como chamado originalmente pela vovó Vicki, foi publicado na Confraria do Segredo no dia 29 de março de 2005 e, por 10 dias, desafiou uma enormidade de "criptoanalistas de plantão" que buscavam descobrir o que se escondia por trás da sucessão ininteligível de números e letras

A1C6D2B8G1-E1C7G3G7-B5B4H7F5A3-C5-A1E5D3G8B4C3D7D5A5-C7G7-D7G1A2A5G4E8C7G7
A1G1F1C7-H4E1A5-G8C5C3-E1A7G2-A6A5A1D2G7-G7C5A1H7B4F5G1G7
G7E5A2-C7-B7G1A1C5-B1D2H6F5E8A5
C5-G8D2-B5B4H7F2H6D3G8G1-G7D2E1-D4B1F5C5E8D2G7F6B4-D7D2D5A5-H7C5G7D7A3G7G8G1
B5A3B3E8D2-E5H4-F5D2H7E8G3G6B4G2-D6H4C5-A2H1B4-C2C5E8B4G7
G8H7E5H6F7D2G7F5C5-G1-A1E6C7G4D2

Para tanto, esses aventureiros contavam com a única dica de que "a melhor mágica que um cavalo já fez" levaria a solução do problema. A competição começou com o inevitável debate: que cavalo é esse?

Essa primeira etapa foi solucionada no dia 07 de abril, quando um visitante anônimo anunciou que o cavalo devia ser o do jogo de xadrez, já que uma análise atenta da mensagem cifrada mostrava que as letras variavam entre A e H e os números entre 1 e 8, o que corresponde às bem conhecidas "coordenadas do xadrez".

Resolvida essa primeira parte do mistério, não demorou muito até que a solução final começasse a se esboçar. No começo do dia 08 de abril, outro visitante anônimo sugeriu que a magia estaria relacionada ao fato de fazer o cavalo andar (saltando em L’s, como usual) pelas 64 casa do tabuleiro sem passar duas vezes pelo mesmo lugar, um problema que é conhecido como "knight’s tour".

A partir daí, já parecia estar claro para alguns competidores que o passeio do cavalo pelo tabuleiro numerava progressivamente as casas. Para decifrar a mensagem bastaria trocar os números assim gerados por letras, possivelmente segundo a ordem padrão 1→ A, 2→ B, ... , 26→ Z e como o tabuleiro tem mais do que 26 casas, quando a casa 27 era atingida um novo ciclo alfabético iniciava-se: 27→ A, 28→ B, ..., 52→ Z, e finalmente mais um ciclo incompleto com 53 → A, 54 → B, ..., 64→ L.

De qualquer forma, existem muitos "knight’s tours", portanto várias maneiras diferentes de realizar esta numeração. Frente a esse impasse, um outro visitante anônimo solicitou uma dica extra que lhe indicasse a opção correta. Na verdade essa escolha já estava determinada pelo enunciado do enigma: estávamos procurando pela melhor mágica.

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