A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Notu00edcias dos Laboratu00f3rios da Aldeia

Sites ainda são inacessíveis para deficiente visual

Seg

25

Jan

2010


01:03



Notícia no jornal O Estado de São Paulo dá a dimensão das dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais brasileiros.

Matéria de Lucas de Abreu Maia publicada em 24 de Janeiro de 2010.


Há dois meses, o estudante Danilo Montes tentou participar da enquete no site do Senado. Frustrou-se. Ele é cego e, no momento de registrar seu voto, deparou-se com um dos obstáculos para os deficientes visuais: o código de verificação - letras que aparecem na imagem para serem digitadas pelo usuário. "Era o último dia da enquete e eu não pude votar", conta.

Apesar dos avanços tecnológicos, que hoje já permitem, por exemplo, transformar livros impressos em áudio num curto espaço de tempo, facilitando a "leitura", os deficientes visuais ainda encontram dificuldades para ter acesso à informação.

A legislação determina que sites da administração pública sejam acessíveis, mas muitos - entre eles o da Presidência da República - ainda não são. Vários portais trazem imagens, vídeos e códigos que não são decodificados ou lidos pelos programas de tela, que transformam a informação em voz.

Pesquisa de 2007 feita pela Universidade Federal do Rio (Unirio) mostrou que, de 351 sites analisados, apenas 23 eram acessíveis. "Há padrões internacionais de acessibilidade", explica Simone Bacellar, uma das coordenadoras do estudo. "Não é fácil tornar um site acessível, especialmente quando não começou assim."

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 16,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual - representam cerca de 10% da população. Desses, 150 mil se declararam cegos.

Entre os problemas mais comuns encontrados pela reportagem nos sites estão a falta de descrições de imagens e elementos em flash (linguagem de computador inacessível aos leitores de tela). Por vezes, um site acessível perde a característica quando é atualizado. "Sites são dinâmicos, sempre têm conteúdo novo. Se não houver a preocupação com a acessibilidade nas atualizações, rapidamente a página fica difícil de navegar", explica Simone.

Para ela, é fundamental que haja uma equipe para cuidar da acessibilidade. É esse o caso da Câmara dos Deputados, que tem funcionários especificamente para garantir que o site seja de fácil navegação. "Hoje o portal da Câmara é um dos mais acessíveis", diz Edson Júnior, que é cego e jornalista da Rádio Câmara.

Simone Bacellar acredita que a acessibilidade virtual ainda é utopia no Brasil. "Primeiro porque é realmente difícil fazer um site acessível. E as empresas não perceberam que pessoas com deficiência são consumidores em potencial."


vovo Coloquei esta notícia nos Laboratórios da Aldeia para chamar a atenção sobre o problema. Observem que as soluções não são tão difíceis assim. Por exemplo, à esquerda desta página você encontra o Faça contato. Este módulo também pede um código de verificação - só que este pode ser lido por programas de tela.

Quanto às imagens, o Laboratório de Acessibilidade da Aldeia mostra o que o Gabriel Benhur Schuck e eu estamos tentando fazer para atender necessidades especiais. Não é muito, mas já é um começo. Dê uma espiada e, se você achar que é preciso levar em consideração mais de 16 milhões de brasileiros, participe desta iniciativa fazendo contato. O Gabriel e eu agradecemos smile

Вадим Логофетсковорода гриль газ рецептыотзывы nikas александр лобановскийвк одеждаseo продвижение раскрутка сайтовдц возрождение

Informações adicionais