A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Laboratórios

Imagens faladas

Sab

26

Dez

2009


15:39

(3 votos, média 5.00 de 5) 


Há alguns dias atrás recebi um email do Gabriel, um cara que conhece pra caramba as dificuldades que um deficiente visual enfrenta quando resolve navegar na net. Trocando as primeiras informações logo surgiu o problema de encarar os captchas, aquelas imagens distorcidas que são apresentadas na tela para que o usuário repita as letras e números num determinado campo para validar uma entrada qualquer. Tudo bem para quem pode ver, impraticável para quem tem dificuldade de enxergar.

Gatos natalinos

Normalmente os usuários com deficiência visual usam um sistema que "vocaliza" as páginas visitadas. Um exemplo muito bom é o sistema operacional DOSVOX, desenvolvido pelo Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bastante utilizado no Brasil (e no mundo) por cegos que buscam um alto nível de independência no estudo e no trabalho.

Agora, imagine o seguinte cenário. Você enxerga bem e está vendo esta figura ao lado e lendo o texto que acabo de escrever. Beleza! Agora imagine um internauta que está visitando esta mesma página com o monitor desligado. Esta é a realidade do cego, dá para imaginar? Faça o teste. Desligue seu monitor por alguns segundos só para ter uma idéia. Ligue novamente e siga o texto smile

Deu para sentir a dificuldade? Pois bem, mesmo com o monitor desligado você pode ouvir o texto da página se estiver sendo acessorado pelo DOSVOX. Mas, e a imagem? Com certeza estará sobrando se, e apenas se, a página não oferecer um link que a descreva. Foi por este motivo que associamos a imagem a um link que abre uma nova página com a descrição da mesma. Para você que consegue ver, é o mesmo que "chover no molhado"; para o deficiente visual, é a informação que faltava porque a imagem, para ele, deixou de ser "muda". Clique na imagem para ver o resultado.

Vamos colocar aqui mais um ditado, que o Gabriel e eu modificamos ligeiramente:

Uma imagem vale por mil palavras, mas algumas palavras podem valer mil imagens".

играть в игровые автоматы вулкан онлайн бесплатнокисточки для бровейростов никас харьков мультикарта izol-trub отзывыточилка для косметических карандашейbroker mfx

Informações adicionais