Humor Numaboa
Glossário de Termos Matemáticos
Seg 10 Abr 2006 18:26 |
- Detalhes
- Categoria: Arte e Cultura
- Atualização: Segunda, 10 Abril 2006 19:09
- Autor: vovó Vicki
- Acessos: 36186
Um dos aspectos mais deficientes nos cursos de graduação em Matemática é o referente às definições. Muitos mestres não dedicam suficiente atenção a este aspecto, incorrendo no uso de termos específicos da Matemática, sem antes explicitar, de maneira satisfatória e compreensível, seu real significado. Para evitar futuros mal entendidos, um grupo de conceituados matemáticos acaba de lançar um glossário, reunindo os termos mais largamente usados, no linguajar técnico matemático. Abaixo, são apresentados alguns.
- Cálculo Integral: É o cálculo preparado sem aditivos químicos.
- Propriedade: São as terras ou imóveis de uma pessoa física ou jurídica.
- Vizinhança: É o conjunto daqueles que habitam próximo a uma dada propriedade.
- Gozar de uma propriedade: Hábito pouco educado de fazer pouco das propriedades dos mais humildes. Exemplo: Quem tem telhado de vidro não goza da propriedade da vizinhança.
- Domínios Euclidianos: São as propriedades daquele famoso fazendeiro, o Euclides.
- Anel: Pequena tira circular, geralmente de metal, simples ou com engaste de pedras preciosas, esmalte ou outros materiais, que se usa nos dedos como adorno ou símbolo.
- Autovalor: Valor elevado ou objeto caro. Exemplos: U$ 100.000,00; anéis preciosos; domínios euclidianos.
- Números Relativamente Primos: São aqueles cujos pais são relativamente irmãos.
- Família de Conjuntos: Conjuntos do mesmo sangue, vivendo ou não na mesma casa. Exemplo: Números relativamente primos.
- Números Naturais: São os números que gostam de estar em contato com a natureza; vestem-se com roupas hippies; votam no PV e se alimentam, basicamente, de cálculo integral.
- Números Inteiros: São aqueles em que não está faltando nenhum pedaço.
- Números Racionais: Não se deixam levar pela emoção e pensam muito antes de entrar numa conta. Sustentam a opinião de que número não chora.
- Números Reais: São os números de descendem de famílias nobres. Possuem muitas propriedades e autovalores. Os autovalores pertencentes aos números reais são chamados autovalores reais.
- Números Imaginários: São sonhadores e estão sempre no mundo da lua.
- Números Complexos: Possuem traumas de infância; se relacionam com outros números com dificuldade e dificilmente ganham garotas. Possuem estrutura bastante complicada. Exemplo: Fazem também parte da problemática família dos números complexos as funções complexas e as variáveis complexas.
- Análise: É o tratamento utilizado para curar os números complexos.
- Análise Funcional: É a análise de resultados. Identifica-se o problema e aplica-se uma solução, prática e definitiva, para o mesmo. Muitos números complexos ficaram completamente curados ao se submeter a este tipo de tratamento.
- Ponto Isolado: É o ponto arredio e que nunca se enturma com os outros em festas e reuniões. Em casos extremos, também precisa fazer análise.
- Anterior
- Próximo >>