A Aldeia Numaboa lhe dá as boas vindas!
Slackware + Postfix + Maildir
Sab 18 Mar 2006 19:17 |
- Detalhes
- Categoria: Como fazer instalações
- Acessos: 14157
Dando continuidade ao meu plano de fazer "picadinho" do tutorial do Postfix, este pequeno how-to vai ensinar como trocar o padrão Unix formato mailbox pelo padrão Unix formato Maildir. E qual é a vantagem que Maria leva? Bããão... pra falar a verdade, é muito simples: ao invés do usuário ter um arquivo imenso com todos os emails, o bacaninha vai ter um diretório particular e cada email terá um arquivinho próprio :cool2:
Introdução
O mínimo que você precisa para acompanhar este tutorial é de uma máquina com sistema operacional Linux - distribuição Slackware, que o DNS (Bind) esteja funcionando perfeitamente e que você tenha apenas uma instalação básica do Postfix devidamente testada. Todos estes passos possuem tutoriais próprios na seção O caminho das pedras da Informática Numaboa.
Para alterar o formato de entrega de mensagens de mailbox para Maildir não é necessário qualquer software adicional - tudo se resume em alguns ajustes de configuração do sistema existente.
Ativando o formato Maildir
Um dos principais arquivos de configuração do Postfix é o /etc/postfix/main.cf. Neste arquivo ficam dois parâmetros que determinam o formato da entrega dos emails, o home_mailbox e o mail_spool_directory.
O parâmetro mail_spool_directory indica o diretório onde todos os emails recebidos devem ser armazenados. O valor default deste parâmetro é /var/mail. Só para conferir, verifique o valor default com:
# postconf -d mail_spool_directory mail_spool_directory = /var/mail
O valor default do parâmetro home_mailbox é vazio, o que faz o Postfix funcionar com entregas formato mailbox colocando todos os emails no diretório indicado pelo parâmetro mail_spool_directory. Verifique também o valor default deste parâmetro:
# postconf -d home_mailbox home_mailbox =
Para fazer com que o Postfix faça entregas Maildir, basta ajustar estes dois parâmetros:
# postconf -e home_mailbox=Maildir/ # postconf -e mail_spool_directory=/home/postfix
Há duas coisas importantes nesta configuração. A primeira é não esquecer da barra após o Maildir/ e, a segunda, é que se houver espaços antes ou depois do sinal =, o postconf estrila com uma mensagem de erro. Depois disso, como o seguro morreu de velho, confira o resultado:
# postconf home_mailbox home_mailbox = Maildir/ # postconf mail_spool_directory mail_spool_directory = /home/postfix
Atualizando o Postfix
Você já deve estar cansado de ouvir que, depois de alterar algum parâmetro de configuração, o Postfix PRECISA ser atualizado. A minha insistência em repetir isto é porque já perdi muitas horas e cheguei a fritar os miolos porque não conseguia os resultados desejados porque... esqueci de fazer um reload. O pior não é isto. De tempos em tempos o Postfix resolve dar uma atualizada por conta própria e uma coisa que simplesmente não queria funcionar começa a dar certo como num passe de mágica... e não tem coisa pior do que um comportamento que não sabemos explicar :crazy:
# postfix reload
- Anterior
- Próximo >>