A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Pena e nanquim

Sex

17

Set

2010


01:25

(0 votos, média de 5) 


De repente, eu simplesmente não tinha mais internet. Tudo estava funcionando, os dois computadores, a rede, o sinal ADSL na linha do telefone, o sinal de rede sem fio, tudo em cima. Mas nada de internet. O provedor também estava autenticando normalmente. Tudo em ordem, mas nada de internet. Um dia terrível. Contas a pagar, clientes a serem atendidos, trabalhos a serem concluídos, mensagens a responder, e tudo trancado no computador mas sem possibilidade de resolução por estar offline. Uma visita a uma lan house quebrou um galho, mas... e a internet aqui?

 

Eu sou um curioso da área de tecnologia desde meus doze anos de idade. Sou apenas um intermediário em profundidade de conhecimentos, mas posso ser considerado um analista em nível técnico por autodidática. Este hobby faz com que constantemente eu seja confundido com um profissional de T. I. apesar de minha formação e atuação profissional na área de humanas. E esta bagagem me permitiu descobrir que o modem ADSL perdeu a firmware por alguma razão que não pode ser explicada, por conta disto deixou de operar em modo roteador, e precisou ser configurado em modo bridge para fazer acesso à internet novamente – trocando em miúdos, deu pra fazer o bicho funcionar outra vez. Se não tivesse know-how pra chegar aí, além do dia perdido teria gasto com um técnico que me cobraria por hora e que poderia não conseguir desvendar o problema e sugerir que eu comprasse um novo modem, e que seria mais um gasto.

Minha amiga Jonia é uma designer de mão cheia, mas nem tá mais atuando na área. Lembro de um dia de estresse, quando o disco rígido de seu computador morreu. Ela me disse: “antes se quebrava a pena de uma caneta nanquim era só comprar outra, mas agora como posso dar conta de HD, placa-mãe, memória e técnico?” - bateu uma deprê por ver que ela estava sendo obrigada a engolir o que não escolheu. Trabalha com crianças, para a prefeitura de Curitiba, agora, tá bem mais tranquila.

Ser usuário de computador é inevitável, e a condenação ao estresse que isto significa, por consequência, é inevitável também. Feliz quem trabalha em uma equipe multidisciplinar, que tem alguém responsável por manter em pé a estrutura de T. I. Eu não falei sobre perda de dados aqui, mas adianto: crianças, escovem os dentes após cada refeição e não deixem de fazer um backup diário ou semanal de suas atividades.

казино фараон рулеткакерамические кастрюли купитьооо полигон плюспланшеты смартфоныtranslate french document to englishпосуда теппервайнполигон ооо

Informações adicionais