Botando na chapa
Qui 26 Nov 2009 23:56 |
- Detalhes
- Categoria: dalton
- Atualização: Sexta, 12 Março 2010 01:35
- Autor: Dalton Sponholz
- Acessos: 8725
Não entendo de libélulas. Mas às vezes fico prestando atenção nestes bichos voadores que parecem um helicopterozinho. Final de tarde, se estou com a porta aberta, tem uma ou outra que costuma invadir minha sala voando atrás da luz acesa... Ui! Parecem enormes aqui! Mas reparei numa coisa, nada a ver com isso: elas botam seus ovos na água. Talvez por isso elas também sejam conhecidas como lavabundas (mergulham o traseiro nos riachos pra botar). O interessante é que o bicho não sabe direito o que que é água, persegue qualquer coisa que faça reflexo... Outro dia perseguiu um carro aqui na frente até botar os ovos no capô. Botou na chapa, fritou a descendência no sol. Outra botou na minha porta de vidro, que é vertical! Eita bicho burro. Joga fora os ovos a troco de um reflexo qualquer. Tanto empenho para preservar a espécie e a falta de noção ameça o bicho. Pra ainda existirem libélulas deve ser porque elas tem ovos pra chuchu. Ou porque a natureza generosa tem mais água do que reflexos de portas de vidro ou capôs encerados.
Penso nas luzes que persigo em meu dia-a-dia. Quanta energia gasta em vôos rasantes atrás de carros em movimento que só vão fritar meus ovos (putz, essa metáfora não foi uma boa!). Mas, enfim, nem tudo o que reluz é ouro, diz o ditado. Nem tudo o que reluz é água. Quero dizer, todos os dias todo mundo acorda empenhado em investir tempo e energia em coisas que acredita serem importantes como a água para a descendência da libélula. Planta-se na esperança de colher, investe-se para resgatar, compra-se para revender, trabalha-se para viver.
Li outro dia, não lembro onde, que o ditado "tempo é dinheiro" é um engano. Porque dinheiro é bem renovável, e tempo não é. Perdeu dinheiro, faça novos negócios e recupere-o. Perdeu tempo? Azar o seu, impossível recuperar. O tempo é implacável. Descobrir que usou-o colocando ovos no capô ou na vidraça é motivo para lamentar. Por isso é sempre bom lembrar que hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, o tempo que virá, a começar deste milésimo de segundo, ainda pode ser bem aplicado. Se eu fosse um consultor financeiro (ou devo dizer temporal?) diria pra aplicar em gente.