A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Anis-estrelado

Sex

21

Ago

2009


15:25

(0 votos, média de 5) 


O anis-estrelado está batendo todos os recordes de venda, vendendo em um dia o que vendia em alguns meses até pouco tempo. Já ouviu falar em anis-estrelado? É uma castanha para fazer um chá digestivo, originária da China e vendida em lojas de produtos naturais. Mas o motivo de seu repentino sucesso não é que de uma hora para outra todo mundo comeu alguma coisa indigesta, mas porque muita gente anda engolindo o que aparece na caixa postal.

Todos os dias recebo por email várias mensagens absurdas, com todo tipo de informação de procedência duvidosa e desencontrada, sem fontes seguras, ou com falsas aparentes fontes seguras. "Não abra mensagens com o assunto tal que é vírus", "não coma tal coisa porque mata", "cuidado com o novo golpe", etc. Mensagens alarmistas que as pessoas passam adiante preocupadas com a catástrofe que anunciam. Ou até curiosidades impressionantes, como a descoberta de gigantes no passado em escavações arqueológicas ou o anúncio de que no próximo 15 de agosto o planeta Marte ficará tão próximo da Terra que parecerá uma segunda lua cheia no céu. Também existem mensagens que prometem que se eu repassá-las vou ajudar uma criança doente ou vou ganhar milhões de alguma empresa que quer "ajuda" na divulgação de seus serviços. Sempre as mensagens trazem testemunhos de gente que garante que a coisa é séria. Às vezes penso que estas mensagens são promovidas pelos grandes grupos de comunicação pra provar que a internet é menos confiável que a mídia tradicional, que quando mente faz isso com um pouco mais de embasamento pra parecer que é verdade mesmo. Mas realmente provam que é muito difícil encontrar a verdade no dia-a-dia sem muito esforço. Agradeço de coração ao idealizador do site quatrocantos.com - não posso mais viver sem ele, pois reúne muita informação sobre a maioria dos boatos que circulam pela rede e dá chão a quem não saberia o que fazer com tanta informação que, desmascarada, é ridícula. Se posso dar um bom conselho sobre isso é: nunca clique em reenviar sem primeiro fazer uma busca no quatrocantos.com sobre o conteúdo da mensagem.

 

Mas essa história do anis-estrelado me assustou. Porque quando promoveram na internet, por email, o boicote aos postos BR não deu em nada, os postos de gasolina estão aí funcionando e mostrando que as maluquices da rede não tem tanto poder de fogo assim; mas diante do pânico frente à pandemia da gripe suína o boato na rede fez mesmo vender um chá que, teoricamente, é parte da receita do Tamiflu, mas que, segundo os especialistas que apareceram falando na mídia tradicional, não tem eficácia nenhuma contra a doença. E agora, José?

 

É assustador pensar que, se colocada na rede da forma certa, uma notícia mesmo que falsa pode mobilizar muita gente e gerar consumo até de um chá digestivo por gente que está absolutamente saudável. Por outro lado, a rede mostra mais gente comentando a mesma coisa do que a mídia tradicional conseguiria fazer e com a liberdade de não haver censura - vai que o chá tem mesmo eficácia contra o H1N1 e a mídia nega isto porque realmente está dobrada ao poder econômico? Problema é que, assim tão sem censura, tem mais doidos gritando que gente séria. Será que tem como a gente aprender a identificar informações verdadeiras neste admirável mundo novo? Se não tiver, a gente continua levando a vida acreditando no que achar melhor, como sempre.

игра в покергриль пресс купитьникас ресторан узнать модельновые машиныtopodin отзывыполигон ооо

Informações adicionais