A Aldeia Numaboa ancestral ainda está disponível para visitação. É a versão mais antiga da Aldeia que eu não quis simplesmente descartar depois de mais de 10 milhões de pageviews. Como diz a Sirley, nossa cozinheira e filósofa de plantão: "Misericórdia, ai que dó!"

Se você tiver curiosidade, o endereço é numaboa.net.br.

Leia mais...

Audaxviator

Sex

1

Mai

2009


02:30

(0 votos, média de 5) 


Descobriram um tipo de bactéria que vive a quase três quilômetros de profundidade em uma mina de ouro da África do Sul. Não precisa de sol, porque retira sua energia da radiação de urânio. Não precisa de substâncias orgânicas (nem de nenhuma outra forma de vida por perto), sintetiza de material mineral tudo o que precisa para se alimentar e reproduzir... Ou seja, a bichinha tá isolada de qualquer outra forma de vida e ainda assim vive e se reproduz. Sozinha. Se uma catástrofe destruir toda a vida na Terra, inclusive as baratas, a audaxviator vai continuar vivinha da Silva lá embaixo.

Parece que tem gente que sonha em viver assim, sem precisar de nada nem de ninguém. Talvez seja gente de coração machucado que se defende através do isolamento. Mas a gente pertence a um ecossistema complexo e depende de tudo e de todos pra continuar a trajetória. Desde do ar e da água, até daquelas milhares de bactérias que vivem dentro do intestino da gente possibilitando que aquilo que se come sirva para alguma coisa. Todas as coisas em derredor em uma chama viva de reciclagem contínua, de ar que é inspirado e devolvido pra ser reciclado e re-respirado, água que é ingerida e devolvida pra virar chuva e voltar a ser ingerida. Formas de vida que viram alimento e voltam para adubar novas formas de vida. Tudo girando, e neste meio gente que depende também de gente usufruindo e deixando-se usufruir neste ciclo vivo que é a natureza e a sociedade.

E gente tem a opção de participar consciente e responsavelmente deste movimento, ao contrário dos demais atores que são quase que mecânicos (é, tem um quase ali, porque a vida é impressionantemente linda, nunca comporta-se como engrenagens repetitivas, sempre tem surpresas e aleatoriedades). Gente pode optar por injetar amor e carinho na sociedade para adoçar o fluxo emocional dentro do sistema, e também pode aceitar o caos e a impulsividade fomentando violência e desalento. Pode cuidar do ciclo de reciclagem para multiplicar recursos e vida, e pode consumir de olhos fechados reduzindo possibilidades e ameaçando o futuro. Gente é inteligente, não passa pela existência sem deixar marcas. E pode optar por que tipo de marcas quer deixar.

Вадим Логофет банкирготовим плов домаyeella отзывыпланшеты аксессуарыблоки защитывозрождение церковь никас ресторан

Informações adicionais