Fechado para balanço
Qui 11 Set 2008 19:46 |
- Detalhes
- Categoria: dalton
- Atualização: Quinta, 14 Janeiro 2010 20:04
- Autor: Dalton Sponholz
- Acessos: 10452
Tava na frase de status do mensageiro instantâneo de uma amiga minha na semana passada: fechada para balanço. Divertida. Mas levando em conta que ela tem passado por muitas mudanças e vivido muitas coisas novas, nada melhor que fechar mesmo pra refletir e calcular perdas e dividendos. Outro foi o Netão. Gurizão jóia que conheço, que na semana passada teve sua primeira experiência de reflexão pessoal. Primeira vez nos seus dezenove anos em que parou apenas para pensar. Isso. 50 minutos sentado, apenas refletindo. Até chorou. Fundamental.
Refletir é um verbo interessante. Quando você olha para o espelho, vê seu reflexo. O espelho reflete você. Parar para refletir, sem o espelho, é no mínimo olhar para dentro, para sua auto-imagem, com uma observação minuciosa, cuidadosa. Verificar as rugas, as perebas. Olhar o que precisa ser cuidado. Examinar, deixar sair a pressão, redirigir os passos, repensar os caminhos. Aceitar as incertezas, ponderar as certezas. Assumir os erros. Reforçar os acertos. O que é refletir? O dicionário tem uma lista enorme de significados. Mas um deles chama a atenção: pensar com madureza (dic. Michaelis). Não é só pensar, é ser maduro ao pensar. Madureza, no mesmo dicionário, é o estado de ter chegado ao completo desenvolvimento. Então vamos pegar mais leve, é pensar se auto-desenvolvendo, não aceitar continuar o mesmo após o tempo de reflexão.
Olhar para si mesmo dói. Dói, sim. Não importa quem seja você, se olhar com cautela e honestidade vai encarar muita coisa que não quer, que não gosta, que não faz parte de seus planos pessoais para si. Mas deixar de olhar é acumular sujeira embaixo do tapete ou até em cima da mesa. Uma hora a sujeira aparece, e se estiver acumulada vai ser difícil lidar com ela. Melhor é a manutenção contínua e preventiva que a intervenção emergencial. Quem tem tempo a perder pensando? Só quem quer ganhar tempo em médio e longo prazo. Aliás, quem quer viver a longo prazo. Mas com qualidade imediata.